Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


3 de junho de 2014

A "CELHA DE BARRO" DE SANTA MARIA

 QUANTOS MENINOS LEVA?!:)

Alunos de Almagreira inscritos no CADEP-CN, iniciaram o estudo das peças tradicionais da olaria mariense, tendo começado, pela “Celha de Barro”, que a par do “Talhão grande”, são os produtos de maior dimensão.

Este estudo insere-se no âmbito do projeto “Ambiente e Património Local – “Conhecer para valorizar e proteger”, que faz parte do PCT dos 1º e 3º anos e do Plano de Atividades do CADEP-CN, o qual terá continuidade no próximo ano letivo.

AS CELHAS ANTIGAS
 
Geralmente quando se fala em celhas antigas, o mais comum é reportarmo-nos à tradicional celha de madeira  com aro metálico tipo fundo de pipa, que normalmente era usada nas vindimas para pisar uvas ou recolher o vinho novo, saido da bica da prensa ou dos balseiros.

Mas, na "Terra - mãe do barro dos Açores”, a criatividade da olaria mariense, fazendo valer  a sua matéria prima endógena, talhou também as celhas, configurando-as no modelo de cone afunilado, com fundo raso  ou na forma mais bojuda de “meio-talhão”, como se vê nas fotos. 

As celhas maiores, no dizer de vinhateiros antigos tinham capacidades de 10 a 20 almudes, ou seja de 250 a 500l.

Tanto uma como outras eram peças utilizadas maioritariamente nas adegas, mas também na captação de águas da chuva caída do telhado e como bebedouro de animais.

   - José Melo
  Docente e coordenador do CADEP-CN*
  *Clube dos Amigos e Defensores do Património-Cultural e Natural de Sta Maria

Sem comentários: