Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


5 de junho de 2014

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE: HISTORIAL E REFLEXÃO IMPORTANTE

 OPTAR POR PRODUTOS LOCAIS; REDUZIR O CONSUMISMO E PREFERIR PRODUTOS ORGÂNICOS

Antes de comprar, deve pensar que ao preferir comer produtos locais, contribui para a conservação da natureza, e dinamização económica mais sustentável, reduzindo resíduos e desperdícios.

 O dia 5 de junho foi a data escolhida para celebrar anualmente o Dia Mundial do  Ambiente. O Dia Mundial do Ambiente começou a ser comemorado em 1972  com o objetivo de promover atividades de proteção e conservação do ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar e proteger o ambiente, como imperativo vital.

Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano e por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.

A data comemorativa, estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde então, visa destacar as questões ambientais e possibilitar a cada um perceber não somente a sua responsabilidade, mas também a necessidade premente de se tornar um agente da mudança, apoiando uma forma de desenvolvimento mais justa e sustentável.

Os principais objetivos das comemorações são:

1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
 2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
 3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
 4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

Este ano, vamos deixar uma reflexão sobre o “Consumo Sustentável e ao “Combate ao Desperdício”, visando diminuir a enorme quantidade de alimentos próprios para o consumo que é desperdiçada por consumidores e comerciantes.

De acordo com a Organização da ONU para Agricultura e Alimentação, um terço da produção global de alimentos é perdido ou desperdiçado. Ao mesmo tempo, uma em cada sete pessoas no mundo sofre de fome e, a cada dia, mais de 20.000 crianças menores de cinco anos morrem de fome. Além disso, o desperdício de comida significa também desperdício de recursos naturais, contribuindo assim para impactos ambientais negativos.
Devido a esses enormes contrastes entre estilos de vida e os efeitos devastadores sobre o meio ambiente, esta reflexão procura promover maior informação sobre os impactos ambientais das escolhas que cada um faz em relação à comida e, consequentemente, tornar cada pessoa mais consciente das suas decisões.

Torna-se necessário tomar uma atitude dentro de casa e testemunhar o poder de decisões individuais e coletivas que se tenham tomado para reduzir o desperdício de comida, economizar dinheiro, minimizar o impacto ambiental da produção de alimentos e pressionar processos de produção de alimentos para que se tornem mais eficientes.

Quando o alimento é desperdiçado, isso também significa que todos os recursos usados para a produção desse alimento também foram perdidos. Por exemplo: são necessários mil litros de água para produzir um litro de leite. A emissão de gases de efeito estufa das vacas e por toda a cadeia de abastecimento acaba sendo em vão quando se desperdiçam alimentos.

Reduzir o consumismo e preferir alimentos orgânicos

Tomar decisões conscientes significa, por exemplo, selecionar alimentos que têm menor impacto ambiental, como alimentos orgânicos, resultantes da agricultura biológica, que não usam produtos químicos no processo de produção. Também se pode optar por comprar alimentos produzidos localmente, o que significa que os alimentos não foram importados de outras partes do mundo, assim reduzindo a quantidade de emissões.

Por outro lado, para além da alimentação, as grandes questões ambientais globais, nomeadamente as alterações climáticas, a poluição atmosférica, os resíduos, a contaminação hídrica, entre outras, contribuem para um impacte adverso, na saúde humana, estimando-se que 23 a 24% das causas das doenças em países industrializados possam ser atribuídas a fatores ambientais.

Antes de comprar, deve pensar que ao preferir comer produtos locais, contribui para a conservação da natureza, e dinamização económica da sua região de forma mais sustentável.

*José Andrade Melo
 CADEP-CN e Amigos dos Açores Sta Maria
Fontes consultadas: Notícias ONU/DGS


Sem comentários: