A INCOERÊNCIA DO DEPUTADO JOSÉ SAN-BENTO
-ESCLARECIMENTO AOS LEITORES-
mmm
mmm
Recebemos, até então, 17 e-mail´s, repudiando a atitude de um deputado, que aqui, num escrito do NATURMARIENSE, expressámos estranheza, por não se pronunciar contra a realização de uma tourada no Dia dos Açores, sendo ele o Presidente da Assembleia Geral de uma associação regional de proteção dos animais. (Aqui corrigimos, porque anteriormente dissemos que era presidente da Associação).
O deputado "não contrariou "a exploração e o sofrimento do animal, usado num "evento cultural" |
Perante os exposto, queremos esclarecer que não pretendemos proteger ninguém, nem se trata de nenhuma incoerência nossa, porque aqui neste espaço e nestas causas, acima de tudo, nos pautamos pelos princípios que defendemos, toque a quem tocar e custe a quem custar, e que se nossa intenção fosse proteger o deputado, tão só, não nos teríamos referido a ele e muito menos nos seguintes termos: " (...) tem a oportunidade de mostar a sua (in) coerência, perante a assumção deste cargo cívico, caso não "venda" a sua consciência a troco do agrado aos mandantes. Se tomar uma posição semelhante aos deputados anteriores, mostrará que está bem e merece a confiança dos açorianos nos dois lados, mas caso opte pela indiferença, certamente que não merecerá estar em nenhum deles."
Touro morre em tourada à corda, depois de bater com a cabeça na parede. Devemos contrariar que "o touro não sofre na tourada à corda". Aqui "cultura também é tortura" |
Para que não restem dúvidas, aqui vão informações adicionais sobre a Associação Açoriana de Proteção dos Animais, do cargo que o senhor José San-Bento exerce na mesma, e onde reside a sua clara incoerência, perante os estatutos da ONGA que perfila, nomeadamente:
"c) Contrariar, legalmente, todo o género de eventos culturais e desportivos que tenham como objectivo a exploração, o sofrimento e a violação da integridade física dos animais;"
ASSOCIAÇÃO AÇORIANA DE PROTEÇÃO DOS ANIMAIS
ÓRGÃOS SOCIAIS - TRIÉNIO 2009/2011
MESA ASSEMBLEIA GERAL
MESA ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: José Carlos Gomes San-Bento de Sousa
Secretário: Paula Cristina Costa Arruda Furtado
Secretário: Paula Cristina Costa Arruda Furtado
DIRECÇÃO
Presidente: Maria José Pereira Leite
Vice-Presidente: Fernanda Maria Gonçalves Vieira dos Santos
1.º Secretário: Ana Sofia da Costa Teixeira Neves Ferreira
2.º Secretário: Humberto Miguel Leite Mendonça
Tesoureiro: Alice Maria da Silva Tavares Carreiro de Ataide
Vogal: Rita Isabel Silva Martins
Vogal: Maria Hermínia da Costa Teixeira das Neves Ferreira
CONSELHO FISCAL
Vanda Maria Marcelino de Melo
Maria Filomena Ferreira Fernandes
Maria Cristina Sousa Tavares
Artigo 2º
a) A defesa e protecção dos animais abandonados, lutando pelo seu bem-estar e melhoria das suas condições de vida;
b) Solicitar e actuar, junto das entidades oficiais competentes, no sentido de adopção de medidas que visem impedir e reprimir a crueldade para com os animais;
c) Contrariar, legalmente, todo o género de eventos culturais e desportivos que tenham como objectivo a exploração, o sofrimento e a violação da integridade física dos animais;
(...)
------------------------------------------
NOTA: Nos congratulamos, por termos a Senhora Veterinária Rita Martins, de origem mariense, ligada a esta associação, desejando-lhe bom trabalho e disposição para partilhar experiências e disponibilizar colaborações com Santa Maria.
3 comentários:
Boa tarde,
sinto muito que num blogue como o vosso, se faça censura a um comentário com linguagem civilizada e de acordo com princípios que vocês próprios preconizam.
Acho que tenho o direito de saber o porquê, não acham?
O que fiz foi comentar que a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, abrange TODOS os animais, não são só os animais de estimação.
Percebo que seja um tema polêmico naturalmente, porque é hábito e culturalmente aceite que se coma animais. Estes animais até chegarem ao prato, sofrem atrozmente. Portanto, quem defende os animais, deveria perceber este ponto de vista e principalmente, sentimento.
Relatarei o sucedido.
Assim, como retiraram o meu outro comentário, podem retirar este. Porque não acho que este tipo de situação, abone a favor de quem quer respeito pela sua opinião.
Cara Ana Teresa
Colega de causas
Informo que a administração deste blogue, não fez qualquer filtragem ou impedimento à publicação do seu bem-vindo comentário. Quiçá houve alguma falha no envio ou na recepção do sistema. Da nossa parte a ebertura é total e gradecemos todas as participações neste nossos espaço, que é de todos aqueles e aquelas como você, lutam por estas causas do bem-estar animal e pela civilidade e boa imagem dos Açores.
Agradecia que fizesse o reenvio do seu anterior comentário, ou que nos remetesse via e-mail para o publicarmos como mensagem central do nossos blogue.
Cumprimentos e bem-haja pela sua sensibilidade.
José Melo
Amigos dos Açores e CADEP-CN, Sta Maria
Enviar um comentário