m
Vir a Santa Maria só por um dia, para conhecer e fruir as grandes riquezas e belezas do património cultural e natural da Ilha primeira dos Açores e desfrutar da simpatia das suas gentes é deveras muito pouco. Mas sabendo-se que muita gente da ilha vizinha não dispõe de dias seguidos livres, em alternativa, dias intercalados e por várias vezes, será a solução para não deixar de cá vir, "sem saber a pouco".
m
Sendo um dia muito curto, e porque Santa Maria não é só "sol e praia", há que aproveitá-lo bem, trazendo-o já bem planeado de acordo com a diversidade da oferta disponibilizada.
m
Assim, para além da "praia" e porque as radiações solares menos nocivas só são apontadas para depois das 15:30h - 16:00h, pela sua saúde e pelo seu enriquecimento cultural e natural, sugerimos aos visitantes os seguintes programas para oito dias diferentes:
m
1 - Percurso pedestre “Pico Alto-Anjos” (de manhã); Almoço no Bar dos Anjos; “Passeio digestivo” à Furna de Santana, Poça do Carro e Praia dos Lobos, e posterior fruição dos banhos na piscina natural, até à hora do barco.
2 - Percurso pedestre: “Santa Bárbara “Sol Nascente” – Entre a Serra e o Mar”,(de manhã); almoço em S.Lourenço, seguindo-se "passeio digestivo" na marginal e caminho pedonal da Ponta Negra. Não obstante as obras em curso, sugerimos banhos de mar nas tépidas águas da da praia da Ponta Negra, durante a tarde, seguindo-se uma passagem pelo Pico Alto, antes do regresso ao barco.
m
3 - Percurso pedestre: “Sto Espírito-Maia”, (de manhã), seguido de almoço no restaurante-bar da Maia. “Passeio digestivo” à Cacata do Aveiro, Farol Gonçalo Velho e Ponta do Castelo e posterior fruição dos banhos da Piscina Natural da Maia (de tarde), até à hora do barco.
m
4 - Circuito de Interpretação Ambiental: “Vila do Porto-Figueiral-Prainha-Praia Formosa" ( de manhã), seguido de almoço num dos restaurantes do local. "Passeio digestivo" nas praias de areia branca e fruição dos banhos nas suas águas límpidas e mornas, até à hora da partida. Quem gostar de fazer bodyboard, ainda terá oportunidade de praticar esta modalidade, nesta praia galardoada com a Bandeira Azul da Europa.
m
6 - Visita paisagística aos miradouros da ilha em carro de aluguer ou táxi (de manhã), seguindo-se almoço-piquenique no Parque Florestal de Recreio das Fontinhas (recomenda-se pão caseiro, toresmos... e meloa de Santa Maria de sobremesa). “Passeio Digestivo” nos trilhos do Parque, seguido de uma visita, ao imóvel classificado da Igreja de Sto Espírito, ao Museu Etnográfico e passagem pela Cooperativa de Artesanato, antes do regresso ao barco.
m
7 - Fazer, o Roteiro dos Geossítios da ilha de Santa Maria (Chaminé vulcânica no Porto da Vila, Ponta dos Cabrestantes, Barreiro da Faneca, Poço da Pedreira, Disjunções Colunares da Ribeira do Maloás, Cascata do Aveiro... (precisa de carro de aluguer ou táxi), terminando a manhã com almoço num dos restaurantes de Vila do Porto. “Passeio digestivo” no Parque Florestal de Recreio de Valverde, seguindo-se visita à Casa de Artesanato de Aida Bairos, antigo Convento de S.Francisco (atual CMVP), antigo solar da Boa-nova (Biblioteca Municipal), Casa do Bote Baleeiro e Clube Naval, antes do regresso ao barco.
m
8 - Passeio de barco à volta da ilha, através de uma empresa náutico-turística local(de manhã), seguindo-se almoço num dos restaurantes da ilha. “Passeio digestivo” nas ruas de Vila do Porto, com entrada na Matriz, observação de edifícios históricos e aquisição de “souvenirs”. Visita guiada ao Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo, passagem pelo Forte de S.Brás e regresso ao Barco.
m
Em qualquer destas atividades, cumpra sempre os códigos de boas condutas do visitante da natureza (ecoturista), com responsabilidade, trazendo o lixo consigo, seguindo os trilhos pré-definidos e as marcações estampadas. As plantas, as aves e os fósseis são para ser observados e apreciados nos locais onde os constatou. Não destrua nem leve consigo o que é "nosso" para que continue a ser "de todos", no presente e no futuro. LEVAR SÓ FOTOGRAFIAS!
m.m
Já deixámos aqui sugestões de animação/ocupação turística para oito dias, sem sequer nos referirmos ainda, à procurada oferta ligada ao mergulho e fotografia sub-aquática, à fruição de festividades, às possíveis rotas das capelas e ermidas; dos piratas; da casa rural mariense; dos vulcões e fósseis, observação de aves, entre outras possibilidades., que apresentaremos, sequenciando este escrito.
m
Como se pode verificar, santa maria não é só sol e praia, sendo muito redutor centrar só aí os seus “produtos âncora”, em termos de oferta turística, funcionando, nos exemplos dados, mais como complemento da oferta do que como a centralidade da mesma.
Sem comentários:
Enviar um comentário