Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


27 de julho de 2011

“UM PERCURSO PEDESTRE INTERNACIONAL, EM SANTA MARIA"

  PARTICULARIDADES E HISTÓRIA DO PIA
"VILA DO PORTO – FIGUEIRAL – PRAINHA - PRAIA FORMOSA"m
-
Capa do 1º Folheto do PIA "V.Porto-Figueiral (Ano 2000)
     No passado dia 17 de Julho, a representação local dos Amigos dos Açores e o CADEP-CN, realizaram o seu sétimo percurso pedestre deste Verão, repetindo pela terceira vez o PIA (Percurso de Interpretação Ambiental), acima referido. 
--
Embora nos deliciemos sempre com este percurso, não seria nada de extraordinário fazê-lo mais uma vez (e já contámos muitas), não fosse a variedade de terras e de países de onde os caminhantes eram originários.
 ---
    Dos 15 elementos participantes, no dia 17, havia marienses, micaelenses, jorgenses, continentais de três distritos diferentes, dois norte-americanos, brasileiros de quatro estados diferentes e uma síria-libanesa. Numa caminhada anterior, já tinhamos levado dois casais de  alemães, um casal de origem belga e três jovens espanhóis que frequentam o programa Universidade de Verão, na UAç, e deram uma “escapadinha a Santa Maria”.            Ver reportagem fotofráfica em:
m-
Seguindo o trajeto original deste trilho, tarçado no âmbito do Projeto “Itinerários Ambientais” de Santa Maria (PIA-SMA), no ano 2000, começou-se pela observação e explicação arquitetónica de alguns edifícos históricos classificados de Vila do Porto, atravessámos a ribeira de S.Francisco, seguindo-se então para o Monumento Natural da Pedreira do Campo, Furnas  do Figueiral e por aí adiante. 
m
Para além de ficarem encantados com a observação e explicações dadas sobre o burgo de Vila do Porto, o património geológico singular da ilha (escoadas lávidas submarinas em rolo, fósseis marinhos...) e dos elementos cénico-paisagísticos que oferece este PIA, igualmente marcante foi o convívio, a troca de ideias, a patilha de vivências culturais, e a troca de contatos, indiciador de que este “encontro” terá sido o primeiro de outros que se seguirão. 
-
O Dr. Carlos Machado e família a residir no Continente e o casal norte-americano, virão a Santa Maria de novo já no próximo ano, já tendo ficado combinada a repetição desta e a realização de outras caminhadas. Para os que cá pernanecem, já temos agendado o PR2 – “Pico Alto-Anjos”, para o próximo dia 31, seguindo-se o PR4 – “Santo Espírito-Maia”, e outros recantos magníficos de Santa Maria como o Sul, Tagarete, Baía do Raposo, Ponta das Salinas, Furna das Pombas e a visitação de algumas jazidas fósseis e geossítios. 
-
Destaco ainda deste Percurso de Interpretação Histórico-Ambiental, o vivo interesse dos participantes, nomeadamente a enorme valorização dada aos elementos patrimoniais  observados, a atenção às explicações do guia, a contagiante simpatia e o respeito pelo “código de conduta ecológica”, pois levaram só fotografias (e muitas) e caminharam sempre pelos trilhos definidos, deixando só as “marcas da saudade dos locais.” 
-
Como se pode constatar, Santa Maria tem muito mais para oferecer do que “Sol e Praia”, até porque nestes dois dias, apesar de ser Verão, nem estava sol, nem apetecível para “fazer praia”, sendo garantido que estas pessoas, sairam de cá satisfeitas e serão verdadeiros focos de promoção das riquezas e belezas da nossa ilha, de forma testemunhal e gratuita, através dos seus relatos e fotografias que mostrarão a familiares e amigos. 
-
A NOSSA LIGAÇÃO AFETIVA E UM POUCO DE HISTÓRIA DO PIA
 “VILA DO PORTO-PRAIA FORMOSA”  
-
O Percurso de Interpretação Ambiental “Vila do Porto-Figueiral-Praia Formosa”, teve origem no Projeto “Itinerários Ambientais”, patrocinado pelo Instituto de Inovação Educacional e Direção Regional do Ambiente, tendo envolvido, no ano 2000, 17 docentes e 153 alunos da EBISMA, sob a coordenação do CADEP-CN.
--
Dos colaboradores deste projeto, para além dos Dr. Manuel Gomes do Instituto de Inovação Educacional, e dos Formadores de Educação Ambiental Dr. António Pacheco (Biólogo) e Dra Elvira Alvernaz (Geógrafa) os docentes da EBISMA Sérgio Bastos (Geologia),  Paula Casqueiro (história), Nuno Costa (Educação Física) e Paulo João (Informática).
-
O PIA-SMA teve dois objetivos predominantemente pedagógicos: 
-
incentivar a transversalidade curricular
-
promover a articulação vertical, entre ciclos de ensino; 
-
E um  terceiro objetivo centrado  no domínio da educação ambiental, visando: 
.
contribuir para a implementação da Agenda 21, valorizando e protegendo o meio ambiente  local  (através do agir), pensando globalmente na sustentabilidade ambiental do Planeta.» 
-
Este objetivo foi concretizado através da elaboração de um Percurso de Interpretação Ambiental, contemplando quatro fases: -
-
1- Seleção de uma zona da ilha considerada de interesse ambiental e histórico que se encontrasse algo degradada e carecida de intervenção valorização; -
-
2 - Caracterização biofísica, ambiental e patrimonial da área em estudo (área selecionada; 
-
3 - Delineação/traçado do “itinerário” final. -
(Incluiu a elaboração de um folheto com propostas de atividades de descoberta e de sensibilização). 
-
4 - Intercâmbio com outras escolas, para fruição/interpretação ambiental do PIA. 
Verso do 1º Folheto do PIA "Vila do Porto-Figueiral", ano 2000
-
 No primeiro ano (2000) o PIA denominava-se só “Vila do Porto-Figueiral”, contendo um traçado de retorno a Vila do Porto, pelo Parque Florestal de Valverde. 
-
Neste primeiro ano do PIA-SMA, recebemos em Santa Maria 35 alunos e 7 docentes da Escola básica e Secundária da Graciosa, para fazer o fruição pedagógico-ambiental do Itinerário. 
-
No ano de 2002, no prosseguimento do projeto e o envolvimento de alunos do 12ºano, foram já configuradas as passagens e os destinos que tem hoje, com o acrescento da passagem pela Prainha e finalização na Praia Formosa. Nesse ano, recebemos alunos de uma escola da Lagoa e outro grupo da Escola das Laranjeiras. 
-
 A apresentação do PIA “Vila do Porto – Praia Formosa” e do Santa Bárbara “Sol Nascente”, assim como a sua fruição de campo foram  das atividades  mais releventes do V Encontro Regional de Educação Ambiental, realizado em Santa Maria em 2003, pelos Serviços de Promoção Ambiental da DRA. 
.
OUTRAS NOTAS RELEVANTES  SOBRE O ITINERÁRIO
-
1ª Na concretização da 1ª Fase do PIA-SMA (seleção de uma zona de interesse histórico-ambiental, carecida de valorização), sabíamos que existiam grutas de extração de cálcário para a convsersão em cal, no lugar do figueiral, mas como estavam “escondidas na vegetação”, em consequência do seu abandono há muito anos, fomos à procura de antigos obreiros daquela atividade histórica e singular de Santa Maria. 
-
Encontrámos o Senhor Manuel Leandres Bairos, último extrator de calcário do local (há mais de trinta anos), a trabalhar para o seu pai, Antonino Jorge Leandres, que “cozia o calcário” no  no seu forno do Farroupo, em Almagreira.
-
O Senhor Manuel Leandres (Manuel de Jorge, assim era conhecido), indicou-nos os locais das furnas e onde se situava um antigo forno de cal, tendo os mesmos sido postos a descoberto com a ajuda dos tarbalhadores da SRHE e da Junta de Freguesia de Almagreira, após várias décadas ignoradas.
- 
2ª Foi no âmbito das caminhadas do PIA-SMA, que foram observadas os trabalhos da exploração da Pedreira do Campo, tendo sido relatadas a visualização das escoadas lávicas em rolo (pillow lavas) à DRA, merecendo toda a atenção do Senhor Diretor Eduardo Carqueiro, que mostrou abertura a um estudo para a comprovação da seu valor científico e patrimonial.
-m
Assim, no âmbito do “I Curso de Paleontologia dos Açores”, em 2002, chefiado pelo Dr. José Azevedo da UAç, foi efetuado um trabalho de prospeção/caraterização do local, no qual também participamos, tendo saído um documento, que alicerçou a proposta da sua classificação como Monumento Natural, tendo obtido aceitação plena da Direção Regional do Ambiente. 
-
3ª No ano de 2005, o ainda, Diretor Regional do Ambiente – Dr. Eduardo Carqueijeiro -contratualizou o reputado Arquiteto Paisagista Fernando Pessoa, para conceber projetos de ordenamento/requalificação da Pedreira do Campo e de Percurso de Interpretação nas áreas protegidas do Barreiro da Faneca e Costa Norte e Reserva Natural do Figueiral-Prainha. No traçado desta última zona, foi tomado como base o trajeto concebido no âmbito do PIA-SMA, assim como a relevância dos pontos fortes, nele enfocados.
-
Fizemos parte desta equipa de trabalho, durante vários dias, o que nos proporcionou troca de experiências e muitas aprendizagens emanadas desta grande figura do paisagismo e ordenamento do território em Portugal, que é o Arquiteto Fernando Pessoa. -
-
Ficamos com muita pena por muitas das suas idéias e propostas apresentadas para os dois percursos aludidos, não poderem ir avante, assim como o que ele idealizou para a Pedreira do Campo, que infelizmente, até hoje continua sem intervenção e  e com elementos grandiosos sujeitos à deterioração e delapidação como é o caso do grande bloco sedimentar onde afloram biocalcarenitos conglomeráticos com conteúdo fóssil abundante e diversificado.   

4 comentários:

Carlos A. Páscoa Machado disse...

Foi certamente uma experiência fascinante participar nesta bela caminhada com uma simática companhia multinacional sob a orientação do prof. José Melo.

Ana Loura disse...

José, onde podem ser efectuadas inscrições para esses percursos? Onde estão anunciados?
Beijo

José Andrade Melo disse...

Olá Ana Loura

Para amanhã (sábado)está marcado para as 17h, o PR4 "Santo Espírito-Maia", com concentração no largo da Igreja da Freguesia.

Até agora, já temos 10 pessoas confirmadas.

Obrigado pelo interesse.

Aparece se puderes.

Bjs

José Andrade Melo disse...

Olá de novo Ana Loura

Afinal,o horário do passeio passará para as 18h (partida de Santo Espírito), a pedido de três elementos, que estão impossibilitados de lá estar às 17 horas.

Bjs

José Melo