Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


11 de setembro de 2011

NA DEFESA DO NOSSO PATRIMÓNIO

EXEMPLAR AÇÃO DE VOLUNTARIADO EM SANTA BÁRBARA, “DEIXA RECADO” E RESPONSABILIZA ENTIDADES

No dia 10 de Setembro, a Junta de Freguesia de Santa Bárbara,  com a colaboração de um grupo de cidadãos e cidadãs amantes do património da freguesia e da ilha, promoveram uma grandiosa ação de voluntariado na limpeza da Escola dos Lagos, que por incúria das autoridades (in) competentes foi votada ao total abandono, há quase duas décadas. 

Associada à grandeza do objetivo da ação, igualmente marcante foi a adesão de 15 voluntários(as), sendo a maioria jovens da comunidade Barbarense, que, associando a rebeldia à generosa ação cívica em prole de um bem público, deram a tal “bofetada sem mão” a quem de direito, com o recado de que o “nosso património não deve ser desprezado” e que este “primeiro passo”,  reponsabiliza as entidades a darem os “passos seguintes” na recuperação integral da Escola dos Lagos. 
-
Outro aspeto de marcante simbolismo foi a adesão à inciativa do Senhor Braga que foi aluno daquela escola, no final da década de sessenta, tendo-nos relatado algumas vivências ali ocorridas, e lamentado profundamente, tal como nós, o estado deplorável a que deixaram chegar o edifício.
-
Agora, mais do que lamentar o passado, o importente, no presente, é a recuperação e revitalização utlitária da escola, pois “águas passadas não movem moinhos”, nem os lamentos evitam a infiltração daquela que causou a degradação do edifício, em consequência da inadvertida e consentida retirada de telhas da sua cobertura. 

A escola, localizada no ridente Vale dos Lagos, antes da intervenção de sábado passado, encontrava-se praticamente envolta em vegetação. O  edifício agora a descoberto encontra-se em estado deplorável de degradação, constituindo uma “nódoa” paisagístico-ambiental, naquele atrativo lugar de interesse turístico. Estas e outras situações similares ou piores, como a Estação Loran, azenhas, moinhos de vento,  fornos de telha (...) infelizmente também são “espelho” negativo da atenção que é dada ao nosso património e aos marcos físicos que testemunham as vivências e a memória coletiva das localidades e das gentes de Santa Maria. 

Se apraz relembrar aqui as máximas, de validade irrefutável, que o CADEP-CN enfoca, desde a sua criação, em 1991, precisamante aqui na freguesia de Santa Bárbara:

 “Não haverá história se as obras e marcos do passado não forem conservados, para fruição e memória coletiva do presente e do futuro” e “Uma comunidade que despreza o seu património e sua cultura, perde a sua identidade e a alma do seu povo”. 

A ação cívica  começou pela concentração dos voluntários(as), às 8h 15 m, na Junta de Freguesia de Santa Bárbara. Chegados aos Lagos, depois da junção de todos os elementos, da verificação dos meios e distribuição de tarefas, sob a coordenação do Jovem Presidente da Junta, André Moura iniciaram-se os trabalhos, tendo as máquinas, as foices e os garfos de recolha de silvas e “feitos”, só parado quando o churrasco preparado pela dupla Teo e Fernando, já “chamava”. 

Depois do merecida refeição, que contou com as deliciosas sobremesas da Caroline, da Angelina e da Márcia, a nobre tarefa foi retomada, tendo os jovens trocado as máquinas de roçar e as foices pelos sachos, pás e carroças de mão, na limpeza do interior da escola, de onde foram retirados os barrotes caidos do teto, restos de argamassas do telhado e o sobrante das carteiras e dos tacos do pavimento apodrecidos. 

Os trabalhos, que iam sendo “saborosamente” interrompidos, de quando em vez,  pela melancia fresca da Angelina e pelos bolos e gelados da Caroline, terminaram por volta das 16 horas, tendo todos regressado a casa  cansados mas satisfeitos, nomeadamente os jovens, que se sentiram enobrecidos por esta ação cívica de exemplar voluntariado, em prole de uma nobre causa. 

Retiramos da definição das Nações Unidas, que “o voluntário é o jovem ou o adulto que, fazendo valer a educação recebida e os valores incorporados na sua formação, no desenvolvimento do espírito crítico e cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos como património, ambiente...” 

Foi com enorme gosto e até emoção que participei neste evento, trabalhando lado-a-lado com jovens, quase todos meus ex-alunos (incluindo o Presidente da Junta de Freguesia), tendo passado pelo CADEP-CN (alguns ainda são seus colaboradores), mostrando nesta ação o seu perfil exemplar de “jovens críticos e atuantes”, que tanto necessita a sociedade hodierna. 

Com o entusiasmo e a ação destes jovens, sentimos ao vivo a repercussão do objetivo central do CADEP-CN, constante do texto da sua inscrição na DRE, em 1991: “Estimular, sugerir, orientar a ação direta do jovem sobre o meio em que está inserido, de forma crítica e atuante, integrando aí as competências curriculares e os objetivos pedagógicos mais amplos da escola”. 

Impele-nos também a recordar outras ações de outrora, perpetrados por alguns destes jovens, como recuperação de trilhos antigos, lançamento da campanha de salvamento de cagarros, as limpezas do litoral e das ribeiras da freguesia, a recuperação das cores tradicionais e pintura das vistas das casas, pontes e chafarizes, entre outras. 

Pensamos não ser por acaso, que hoje as nossas praias estão mais limpas, as ribeiras já não são o "caixote do lixo", os trilhos pedestres são mais valorizados, já se matam menos cagarros, Santa Bárbara é a freguesia mais fidelizada à sua cor tradicional, entre outras mudanças. 

“A educação sozinha não faz grandes mudanças, mas nenhuma grande mudança se faz sem educação   

Na contemporaneidade, parece ser claro que os jovens deverão ser atores sociais das dinâmicas políticas e reivindicativas, atuando para a melhoria do presente e no garante do futuro, devendo as entidades cativarem-nos, darem-lhes as oportunidades para tal, e aderirem com seriedade, atenção e abertura  às suas ações, anseios e reclamações, como as que decorrem em relação à Escola dos Lagos.

Esta importante ação de voluntariado, lançada pela Junta de Freguesia de Santa Bárbara, ressalta indubitavelmente a competência das entidades responsáveis pelo património em causa, exigindo responsabilidade colaborativa na sua recuperação, nos próximos tempos, sob pena do pro-ativismo desprendido das pessoas ter sido em vão e a defraudação dos jovens, arrepiá-los da participação pública e de ações cívicas futuras, por desacreditação nas instituições que não cumprem a sua parte. 

ESCOLA DOS LAGOS 
-
O Passado e  o Futuro (?) 

Sabendo todos nós o "presente" da Escola do Lagos, agora melhorado com a ação cívica acima descrita, vamos, por curiosidade, apresentar um pouco do seu "passado" e aventar algumas possibilidades para o seu "futuro". 

A escola do tipo “Plano dos Centenários”, com duas salas de aula,  teve o seu início de construção em 1963. 

Em 1965, o edifício construído pela empresa Micol, estava concluído, para servir uma população escolar de 60 alunos, provenientes, fundamentalmente, dos Lagos, Ribeira do Amaro e Norte. 

Entretanto a população escolar veio a decrescer gradualmente, cifrando-se em 1976, só com 10 alunos. 

No final do ano letivo de 1997, a escola só tinha a freqüência de 2 alunos, o que obrigou ao seu encerramento. 

A professora Maria do Livramento da Cunha Silveira, ainda residente em Santa Bárbara, foi docente  desta escola desde o ano letivo de 1972/73, até ao seu fecho. 

No ano letivo de 1992/93, no âmbito de uma caminhada ao Tagarete, os alunos do CADEP-CN, visitaram a escola, tendo-a encontrado no estado de conservação ainda razoável, como mostra a fotografia acima. 

Depois de recuperada, a sua revitalização poderá passar por um Centro Interpretativo e de Promoção Histórico-Natural da Freguesia, em virtude da sua proximidade à Paisagem Protegida da Costa Norte, local de confluência dos Percursos Pedestres do Tagarete e Santa Bárbara-Sol Nascente “Entre a Serra e o Mar”, assim como da sua localização privilegiada no magnífico Vale dos Lagos, um dos nichos que melhor conserva a típica casa rural mariense. Outras possibilidades acopladas a estas, como espaço de criação artística, de artes tradicionais, sua ligação do Geoparque Açores, ou mais ideias concorrentes ou adicionais poderão ter também cabimento, naquele espaço. 

Parabéns à Junta e Freguesia de Santa Bárbara e a todos(as) aqueles(as), que participaram na ação cívica de voluntariado de limpeza da Escola dos Lagos, com destaque especial para os jovens. 

Exige-se agora o passo seguinte, para consumar a sua desejada recuperação, informando, desde já, a disponibilidade da nossa continuada colaboração em nome do CADEP-CN, e da prontificação expressa por parte dos adultos e jovens que lá estiveram ontem, ficando-se à espera que a Câmara Municipal, avance com a sua parte, contando com esta sinergia.

 * José Andrade Melo
    CADEP-CN (Clube dos Amigos e Defensores do Património-Cultural e Natural)
-----------------
ver reportagem fotográfica aqui  e no vídeo abaixo.

4 comentários:

Arnaldo M disse...

Excelente iniciativa e subscrevo na integra o texto do artigo. Há acções que valem mais que mil palavras.
Tomei a liberdade de publicar em Santa Maria Açores com um link para o artigo original.
Parabéns.

José Andrade Melo disse...

Olá Arnaldo

Obrigado pela atenção e palavras de apoio ao evento, que vindo de uma pessoa da nossa melhor consideração, que pugna isentamente pelos interesses de Santa Maria, nos dá força e estímulo para ações semelhantes.

Cumprimentos e agradecimentos

José Melo

Ana Loura disse...

Parabéns!!!

José Andrade Melo disse...

Olá Ana

Obrigado pela atenção e apreciação desta exemplar ação cívica, na qual deverá ser realçado o interesse a entrega dos jovens, a vontade e sensibilidade da da Junta de Freguesia de Santa Bárbara, asociados ao querer e crer do habitantes dos Lagos, na recuperação daquele património, que constitui uma nódoa paisagístico-ambiental daquele magnífico vale.

Bjs e agradecimentos

José Melo