Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


22 de outubro de 2011

SOS-CAGARRO - PRIMEIROS SALVAMENTOS DO CADEP-CN EM 2011

PRIMEIRO SALVAMENTO EFETUADO NA “ÉPOCA OFICIAL”
 DA CAMPANHA PELO CADEP-CN
 
Mariana segura o cagarrito, que trouxe para ser salvo
O CADEP-CN (Clube dos Amigos e Defensores do Património-Cultural e Natural de Sta Maria), criado em 1991 na Escola Sol Nascente-Sta Bárbara e sócio coletivo dos Amigos dos Açores (AA), desde 1992, iniciou o salvamento de cagarros em Sta Maria em 1994, com o apoio de fundo dos AA e incentivado pelo Engro Luís Monteiro, no decorrer de um encontro havido em P.Delgada em 1993, sobre “Aves Marinhas Migratórias”, para o qual fomos convidados pelo histórico ambientalista Veríssimo Borges. 

Desde 1994, ininterruptamente, o CADEP-CN, sempre em estreita ligação com os AA, veio a fazer salvamentos de cagarros sozinho, durante quase 15 anos, até por volta de 2006, altura em que os Serviços de Ambiente da ilha, passaram a  chamar a si a coordenação “ofical” da Campanha SOS-Cagarro, contando, a  partir daí, connosco, como parceiros. 

Dendro da "época oficial" da Campanha SOS-Cagarro-2011, o primeiro salvamento do CADEP-CN, ocorreu no dia 21 de Outubro, na Praia Formosa, tendo o cagarro sido entregue ao nosso membro Mariana Melo pelo Senhor Fernando Gonçalves, que o recolheu em Sta Bárbara. 

Pretendendo acoplar a esta ação um cunho eco-pedagógico, aproveitámos para levar mais três alunos da Escola de Almagreira, que nunca tinham presenciado nenhum salvamento, nem sequer visto nenhum cagarro de perto, tendo-se ganho a sua sensibilidade para esta nobre causa.

------------------

NOTA: O cagarro cima aludido foi o primeito a ser salvo pelo CADP-CN, na época oficial da Campanha SOS-Cagarro (1 de Out. – 15 Nov), mas não o primeiro salvamento que efetuámos em 2001, conforme notícia que se convida a ler AQUI.  

Sem comentários: