Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


2 de dezembro de 2011

PETIÇÃO EM DEFESA DA AVES DOS AÇORES JÁ FOI ENTREGUE NA ALRA

A petição  em defesa da avifauna nativa açoriana  já foi entregue na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, com mais de um milhar de assinaturas 
-
A iniciativa foi lançada publicamente no decorrer do “1º Encontro de Observadores de Aves dos Açores”,que teve lugar em Ponta Delgada no dia 24 de Outubro, onde estavam presentes pessoas singulares e várias ONGAs dos Açores. Desde essa data, a petição já foi assinada por mais de um milhar de pessoas, da região, do país e do estrangeiro.
-
Também esperamos poder contar com o apoio de todos os marienses e açorianos em geral e ecoturistas de outras paragens, noutras iniciativas para a defesa das aves açorianas, da biodiversidade açórica, que "alimentam" o ecoturismo, tanto na terra, como no mar ou no ar, através de atividades como o Birdwacting, Wale Wacting, o mergulho, os percursos pedestres, etc.
----
Surgiu a petição na sequência da proposta de “Regime Jurídico da Conservação da Natureza e da Proteção da Biodiversidade”, atualmente em discussão na Assembleia Regional, tem como objetivo evitar a inclusão de espécies de aves nativas açorianas na lista de espécies cinegéticas da região. Pretende, também, evitar a introdução no meio natural de espécies exóticas com a finalidade da caça.
---
As espécies em causa são as seguintes:
--
1) Nativas: Narceja (Gallinago gallinago), Galinhola (Scolopax rusticola), Pato-real (Anas platyrhynchos), Frisada (Anas strepera), Pato-trombeteiro (Anas clypeata), Marrequinha (Anas crecca), Piadeira (Anas penelope), Arrábio (Anas acuta), Marreco (Anas querquedula), Codorniz (Coturnix coturnix).
2) Exóticas: Perdiz-vermelha (Alectoris rufa), Perdiz-cinzenta (Perdix perdix), Pombo-das-rochas (Columba livia).
 
--
Temos já a confirmação de que a Petição foi reenviada à “Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho”, da Assembleia Regional, para a sua apreciação. Em data ainda não definida os peticionários deverão ser convocados por esta Comissão para explicar e defender os argumentos expressos  na petição e outros. 
--
No entanto, consideramos que para além desta iniciativa a nível parlamentar, compete a toda a sociedade açoriana, através da sua massa crítica, às ONGAS, através da sua ação cívica, e até as agências turísticas mobilizar-se em defesa das aves nativas dos Açores, por razões de defesa da biodiversidade e do valor que representam como "objeto" do Birdwacting.
--
-----Estão, para já, convidados todas as pessoas e representantes de associações presentes no “1º Encontro Regional de Observadores de Aves dos Açores”, e que assinaram a presente Petição, para participar ou colaborar na sua defesa diante a Comissão parlamentar. 

5 comentários:

sandra Braga disse...

É uma grande contradição permitir numa proposta de lei a caça a aves nativas dos Açores e migratórias e ainda por cima com efetivo populacional muito reduzido como dizem as imagens do post, e andar por aí a apregoar que a regiao deve ser procurada para turismo de natureza, que inclui também o birdwacting.

HAJA COERÊNCIA E VERDADE E DEIXEMO-NOS DE HIPOCRISIAS!

Vânia Mendonça disse...

Se queremos ter uma boa imagem ecológica no estrangeiro, principalmente nos países mais evoluidos do Norte da Europa, e desenvolver o turismo sustentável, é uma verdadeira estupidez, permitir o abate de aves, que tanta beleza dão às ilhas e atraem observadores que as apreciam.

É preciso colocar as coisas "no prato da balança" e serem coerentes senhores governantes.

HAJA COERÊNCIA! como diz bem o comentário da Sandra Braga.

aNaTureza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
aNaTureza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
aNaTureza disse...

Não sei se já perceberam, que nenhum governo hoje em dia é coerente.
Nós é que teremos que os forçar a sê-lo, senão, deveríamos despedi-los, pois "trabalham" muito mal.

"Açores, Turismo da Natureza e Natureza Intacta"...

-Incineração
-Transgénicos
-caça a espécies que deveriam ser protegidas
-o lobby da construção civil (de certa maneira, ainda bem que agora está nas lonas)
-agro químicos "até dizer chega" -importação de 90% do que comemos -imensos cruzeiros a descarregar toneladas de lixo
-excedentes da indústria dos lacticínios (800 a 1000 bezerros POR SEMANA, pagos a 75 euros á cabeça, para serem completamente incinerados. Não esquecer que as vacas só dão leite quando têm bebés e para isso, há que engravidar 1 vez ao ano, todas, para continuarem a fornecer-nos "matéria prima"

A vida, no sistema actual, anda a valer cada vez menos...tudo vale apenas dinheiro.

"Sustentabilidade", aonde???