Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


29 de janeiro de 2012

ESTRELINHA DE SANTA MARIA - "AVE DO ANO 2012" - DESTACADA NO BIOPORTAL DA UNIVERSIDADE DOS AÇORES

SINGULARIDADE, IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA E ECONÓMICA
SÃO AFIRMADAS
-
Na sequência do apoio dado ao destaque da “ESTRELINHA SMA-AVE DO ANO 2012”, pelo conceituado cientista e coordenador do Bioportal da UAç, DR.Paulo Borges, e seu compromisso na divulgação/promoção da ave, – um dos objetivos da eleição –, a Regulus regulus sanctaemariae foi destacada como “espécie do mês”, naquela importante e rigorosa base de dados da biodiversidade açórica. 
-
O Portal da Biodiversidade dos Açores é um recurso único para a investigação fundamental em sistemática, biodiversidade, educação e gestão da conservação dos Açores (Portugal). Fornece igualmente uma plataforma para a investigação em biogeografia e Macroecologia dos Açores. 
-
Aquela mais recente informação saída sobre a Estrelinha de Santa Maria, contém informação variada, como o nome científico e comum da espécie, estatuto de conservação, distribuição nos Açores, morfologia, habitat, dieta alimentar, importância ecológica, importância económica, importância de conservação e algumas curiosidades. 
-
-Ainda este mês, no mesmo portal online saiu uma ficha de apresentação/ caracterização da Estrelinha de Santa Maria, confirmando o seu estatuto de conservação em perigo; reafirmando a espécie como endémica dos Açores, com existência apenas em Santa Maria; enumerando algumas diferenças morfológicas com a espécie Regulus regulus, e enfocando a importância económica que pode ter pela sua raridade e singularidade, nomeadamente para o turismo, através da atração de birdwatchers à ilha.
-
Ver e ler em:
Todas as informações acima descritas, corroboram os argumentos que estiveram na base da consideração da Estrelinha de Santa Maria, como AVE DO ANO 2012, com realce para a necessidade do avanço de forma mais intensificada, amadurecida e articulada do projeto de conservação da ave, no sentido de recuperar esta sub-espécie, que já sendo o “Ex-libris ornitológico” de Santa Maria, poderá ser potenciada como  “imagem de marca da ilha”, associada ao seu património biológico. 
-
Reafirmamos que, a par do urgente projeto de conservação da R.r. sanctaemariae, concordamos com a definição dos apuramentos taxonómicos necessários e a referenciação da Estrelina SMA como símbolo de recuperação do Pico Alto tomado de forma sinérgica, para que a “gestão adequada aquele habitat permita não só a conservação da ave, mas também de toda a biodiversidade única daquela área montanhosa da ilha de S. Maria.
-
* José Andrade Melo
   CADEP-CN e A.Açores, Sta Maria

13 comentários:

Joana Costa disse...

É um importante e justo destaque à "AVE DO ANO 2012", que corre perigo de extinção, afirmando a imortância urgente da sua conservação, como é defendido aqui, com a minha plena concordância.
Bjs

Victor Correia disse...

Muito bom essa promoção da estrelinha da ilha, num espaço científico mais credenciado dos Açores, o que dá força à ideia de "ave do ano" e reforço da urgência da recuperação que tem vindo a ser defendida qui no blogue.
A informação está clara e muito boa e marca bem a diferença desta ave que só existe em Santa Maria, que concordo também que pode ser uma marca da terra.

Sandra Pacheco disse...

Destaque merecido da maior instituição cientíica dos Açores , o que mostra a razão de ser da estrelinha da ilha ser eleita "ave do ano 2012", por estar em perigo de extinção e ser necessária união de esforços para um plano de recuperação urgente e sério.
PARABÉSNS À UNIVERSIDADE!

Luisa Medeiros disse...

Concordo com esta merecida atenção a uma ave em real perigo de extinção, que deve ter o tal urgente projeto de salvaçao da espécie que fala aqui o blogue.
Quando os grandes cientistas com responsabilidade na biodiversidade dão razão a esta luta, agora espera-se que os serviços de ambiente governo façam as suas responsabilidades e parte que lhe cabem.

José Andrade Melo disse...

O famoso escritor e ilustre açoriano, "com mais do que uam costela mariense", que viveu cá e ama e sente a ilha como pouca gente, escreveu por e-mail que apoia o destaque da Etrelinha de Santa Maria, adiantando que;

" Meu Caro Amigo José Melo
Conheço bem o problema da nossa estrelinha, uma ave para mim mítica, porque desde muito pequeno que convivi com ela. Se não bastassem as razões da natureza, sobejavam em mim as sentimentais para lhes dar todo o meu apoio".
Forte abraço
Daniel

Catarina Braga disse...

Ouvi na rádio e depois li no site do Asas do Atlântico uma notícia que me deixou estupefacta sobre a proposta de destacar a estrelinha da ilha neste ano.

Ora vejam lá: primeiro diz a notícia a situação gravosa de extinção da ave assim:

A "Estrelinha de Santa Maria", sub-espécie endémica desta ilha, encontra-se em elevado perigo de extinção, sendo um dos 13 vertebrados mais ameaçados de Portugal", dizeddo que é por tal que o Senhor Melo "Assim se justifica esta campanha de promoção da "Estrelinha de Santa Maria" a ave do ano de 2012."

A seguir vem o caicato e o imcomprensível da parte dos serviços ambientais ao dizer a notícia que:
"A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar considera a proposta prematura."


Como pode um serviço de proteção da natureza, "achar prematuro" a defesa destacada de uma espécie endémica dos Açores (confirma o portal da Universidade), que se enontra em perigo de extinção?

Então a hora certa de uma espécie ser destacada, para chamar sobre si as atenções de recuperaçao e sensibilidade pública e até proporcionar maior conhecimento sobre ela, é quando já se tiver extinguido?

A ser verdade é uma garnde irresponsabilidade, estando em crer que não passa de um mal entendido ou brincadeira de Carnaval, senão para que servem esses serviços?

Ana Sofia disse...

Sou bióloga, amante e estudiosa de aves aqui no Continente, já tendo também efetuado estudo de aves marinhas nas ilhas Selvagens, da Madeira.
Pelo que tenho seguido aqui no Naturmariense faz todo o sentido que a Regulus regulus sanctaemariae, seja destada já em 2012, pelo perigo de extinçao de corre, e algum obscurantismo de estudo que aonda lhe falta fazer. Este relevo promocional e informativo que deu o portal da Biodiversidade dos Açores, mostra a importância ecológica que deve ser dada a essa ave, que ainda por cima é afirmada como única dos Açores e rsetrita só a uma ilha.
Concordo com o comentário anterior e não é compreensível a expressão de "prematuro" que vem da pate dos serviços diretores do ambiente nos Açores.
Neste ano vou-me debruçar também mais à pesqueisa sobre dessa ave e ofereço a minha colaboração para publicação do que for descobrindo.
Sofia

Tânia Maria Ferreira disse...

Bom trabalho da Universidade dos Açores na informação científica que desconhecia sobre essa espécie endémica dos Açores.
Fica mais que comprovado que deve mesmo ser "Ave do Ano 2012", ara ser intensificada a sua conservação urgente, pois confirma também a Universidade que está em perigo de extinção, tal como esteve o priôlo, antes do projeto de recuperação dos últimos anos.
Contem com o meu apoio para dar força para que o governo apresente publicamente o documento com um plano para a estrelinha,indicando os cientistas envolvidos, calendarizações e metas.

Nélia Cunha disse...

Destaque merecido sem dúvida, pois é uma espécie única e que merece toda a atenção!

Gonçalo Resendes disse...

Apoio integralmente a estrelinha de Santa Maria como ave do ano 2012.
Este é um destaque científico merecido e muito importante!

Liliana Peixoto disse...

Bom destaque e muito merecido, provando a pertinência do que defende o Naturmariense.
Também apoio e vou divulgar.

Joana Costa disse...

O meu total apoio também.

Ana Loura disse...

Foi com profunda emoção que ontem ouvi e vi pela primeira vez a nossa estrela, a Estrelinha de Santa Maria. É linda!!!! e canta que é um primor. Protejamo-la, sim.
Espero ser contada entre os que apoiam publicamente este projecto.