A convite do PNI-SMA, o CADEP-CN aceitou colaborar com o Centro Operacional de Santa Maria da R.A.C.A. (Rede de Arrojamento de Cetáceos dos Açores) no sentido de sensibilizar os seus elementos e público em geral para a notificação de eventuais cetáceos arrojados ou em perigo de arrojar ao Centro Operacional local, assim como em eventuais arrojamentos colaborar com aquele Centro, caso necessário.
Agradecemos o convite e tudo faremos para desenvolvermos prestimosas colaborações.
A (RACA) – Resolução nº 72/2006 de 29 de Junho – foi originalmente concebida para lidar com arrojamentos de cetáceos, tendo evoluído para pontualmente dar resposta a casos de outros animais marinhos entre eles tartarugas –marinhas, focas e peixe-lua.
Os objetivos da RACA são:
Minimizar as possíveis ameaças dos arrojamentos de mamíferos para a segurança e saúde humanas;
Minimizar a dor e sofrimento de animais arrojados vivos;
Obter o máximo de benefícios científicos e educacionais dos animais arrojados vivos ou mortos;
Estabelecer uma série temporal de dados que permita determinar mudança nos níveis e padrões de mortalidade, níveis de contaminantes e outras variáveis que possam servir de indicadores de estado das populações costeiras de cetáceos e dos ecossistemas dos quais fazem parte.
Após vários anos de funcionamento, verifica-se a necessidade de reforçar a RACA e rever os seus mecanismos de funcionamento, a nível Regional – Centro Coordenador Regional – e a nível local através dos seus Centros Operacionais, nomeadamente pelos Parques Naturais de ilha.
Agradecemos o convite e tudo faremos para desenvolvermos prestimosas colaborações.
1 comentário:
Enviar um comentário