UMA MITIGAÇÃO ENTRE DEGUSTAÇÃO E PROMOÇÃO DO PATRIMÓNIO DA ILHA
-
"SABORES DAS ILHAS” é a epígrafe de um programa que a RTP-Açores Oferece aos açorianos e ao mundo, numa continuidade de 24 episódios de cerca de meia hora cada um, que estão a decorrer desde outubro de 2011 e se prolongarão até março deste ano, também com emissão na RTP Internacional.
Esta série é produzida por Emanuel Carreiro, realizada por José Serra e apresentada por António Cavaco, que também é o autor, reportará a confecção dos melhores pratos da gastronomia regional, pelo que versará trabalhos realizados e captados um pouco por todo o arquipélago para mostrar os produtos gastronómicos, as belezas naturais, a sensibilidade das gentes e a própria idiossincrasia de que cada uma das ilhas é portadora.
Em Santa Maria a gastronomia é rica e diversificada. A Sopa de Peixe, o Caldo de Nabos, o Bolo na Panela, as Alheiras, o Picado-de cabrito, a Caldeirada de Peixe, a Caçoila, o Molho de Fígado, os doces como os Suspiros, Melindres (bolos de mel), Biscoitos Canelados, Tigeladas, Biscoitos de Orelha, Biscoitos Brancos, Biscoitos de Aguardente e as Cavacas (biscoitos de açúcar), são características da culinária local. A estas iguarias, há a acrescentar diversas e deliciosas compotas, divinais chás de plantas aromáticas naturais, o vinho abafado e variados licores tradicionais.
Na impossibilidade de apresentar todos este manancial de sabores e odores, que constituem um verdadeiro património de Santa Maria, os dois programas do “Sabores das Ilhas”, a que Santa Maria teve direito, incidiram sobre o emblemático prato de Caldo de nabos, no popular Bolo na panela, nas singulares Alheiras e na apresentação da nossa melhor doçaria.
A apresentação do primeiro programa, está marcada para o dia 15 de Janeiro (domingo), a partir das 19h 15 m. O programa constará de uma primeira parte, gravada à frente da "artística" Igreja de Santo Espírito, o qual apresentará a confeção do tradicional prato de Caldo de nabos, sempre em conversa amena entre o apresentador e uma conhecida cozinheira mariense, seguido-se uma segunda parte, já à mesa, na qual, o apresentador e um convidado local farão uma mistura entre a apreciação degustativa e a promoção geral das riquezas patrimoniais da ilha, em jeito de conversa/entrevista, tendo como cenário uma bonita paisagem rural da freguesia, com destaque para a casa rural mariense.
O segundo programa, gravado na freguesia de S.Pedro, sairá no dia 27 de fevereiro, no mesmo horário, com centralidade no Bolo na panela e nas Alheiras, seguindo o mesmo figurino.
--
*José Andrade Melo
CADEP-CN e A.Açores, Sta Maria
11 comentários:
A gastronomia por si já é parte importante do património e se o programa dá lugar ainda dá lugar a que se fale sobre o outro património da terra, é sem dúvida uma boa promoção.
Não perderei e vou ajudar na divulgação nos meus contatos.
Belos nabinhos:))
Estou curiosa para ver o programa!
Bjs Catarina
Vamos assistir sem dúvida cá em casa. Obrigado pela informação.
Bjs
Tomei a liberdade de transcrever o post para o comparar Santa Maria.
Cps
Obrigado Marco pela tua postura colaborativa, com temas de interesse público da ilha.
Abraço
Bons programs vale a pena ver, porque mostram muito do bom paladar e costumes das ilhas.
Até agora não perdi nenhum e estarei de olho atento no próximo domingo para ver sobre Santa Maria.
Ah, informo que costuma repetir às sextas-feiras.
Bjocas Ana
Estou curioso por ver o programa:))
É um programa a não perder e vou ajudar a divulgar.
Bjs
Foi um programa muito bonito. ADOREEEIIII!!!
Fi um momento alto de promoção da ilha.
Programa muito bom. Foi uma boa promoção das belezas e gastronomia da Ilha de Santa Maria, estiveram todos bem do princípio ao fim. Pelo que ouvi no convidado José Melo, há pessoas com paixaão pela terra e que acreditam na ilha.
Gostei muito!
Parabéns aso participantes que representaram muito bem Santa Maria e foram muito bem escolhidos.
Enviar um comentário