Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


26 de fevereiro de 2012

CONTRA A PRETENSÃO DAS TOURADAS SEREM PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE

TORTURA ANIMAL NÃO É CULTURA, NEM PATRIMÓNIO, MAS VERGONHA DA HUMANIDADE
-
 Assine a petição AQUI .
-
Tivemos conhecimento de que a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, em favorecimento de interesses sádicos e lobbies económicos, se prepara para candidatar os festejos tauromáquicos ao Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial (INPCI) de Portugal. 
-
 A tauromaquia é uma atividade que apenas subsiste em 9 países do mundo, sendo que cada vez mais cidades e vilas - e até mesmo regiões -, se declararam e vão declarando livres desta prática. É com pesar que vejo o meu país e região a tentar andar no sentido inverso ao do resto do mundo, que cada vez mais se apercebe que, à parte de quaisquer gostos pessoais, há atividades que não conseguirão manter-se por muito mais tempo, dada a contestação social que enfrentam, e que é baseada em pressupostos morais que já não podem ser ignorados. 
-
De acordo com um extenso estudo elaborado em 2007 pelo CIES-ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, a maioria dos portugueses não só rejeita a tauromaquia, como também quer as touradas proibidas por lei em Portugal. A vontade da população portuguesa não pode ser posta de lado, e não pode compadecer-se das paixões sádicas e interesses de lobbies locais e regionais, que querem perpetuar e fortalecer uma prática bárbara, que termina sempre com a humilhação e sofrimento atroz dos animais.  
-
Assim sendo a “sangrenta” pretensão, avançada pela CM de Vila Franca de Xira, seria um reforço tácito à crueldade para com os animais, e uma vergonha para o nosso país, que urge de dar o salto civilizacional de acabar com as torturantes touradas, como desejam a maioria dos portugueses e pessoas de bem, não aceitam. 
-
 Se ainda não o fez, por favor, assine e divulgue esta petição abaixo, o máximo possível para obtenção um número de assinaturas representativo, e dessa forma possamos desnanecer essa sangrenta pretensão
-
-

4 comentários:

Gonçalo Resendes disse...

Se as contestadas touradas já são uma vergonha essa sangrenta pretensão, como bem lhe chama o Naturmariense, é uma dupla vergonha e revela amentalidade miserável que grassa, ainda, no nosso Portugal.

Bruno Silva disse...

Assinei com indignação.

Vergonhoso o atraso civilizacional que ainda mergulha Portugal.

Joana Costa disse...

Assinei porque merece toda a minha concordância.

e a altura de se acabarem com as touradas que só maltratam os animais e exovalham o ser humano.

"Ecologistas Ativos" disse...

Assinámos individualmente.

Obrigado pela informação.