Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


26 de fevereiro de 2012

A QUERCUS, A CAÇA E A PROTEÇÃO DE AVES

EMENDAS AO CALENDÁRIO VENATÓRIO
 E OUTRAS POSIÇÕES
--
No passado dia 30 Janeiro, a convite da Secretaria de Estado das Florestas, decorreu uma reunião com as ONGA para apresentar a proposta do governo e recolher contributos das associações, tendo um dos temas debatidos sido o calendário venatório 2012/13. A caça é uma actividade que está dependente dos ciclos periódicos naturais, pelo que não se podem fixar por períodos tão longos como um biénio ou triénio as espécies cinegéticas, os efetivos e os locais para abate, quando podem ocorrer alterações imprevistas, como já aconteceu no passado com os incêndios florestais, secas, etc
-
Nesse sentido, a Quercus entende que o calendário venatório deve voltar a ser anual, corrigindo um grave erro da Portaria 147/2011 de 7 de Abril. Recordamos que as zonas de caça têm planos de exploração anuais, pelo que é fundamental estas reportarem à administração os resultados da atividade anualmente, permitindo assim um melhor acompanhamento dos recursos
-
 (...) “Destacamos ainda o facto de, pela primeira vez na história, as ONG de ambiente terem sido ouvidas previamente à publicação do calendário pela Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, e de os antigos institutos ICNB e AFN finalmente falarem a uma só voz na defesa dos recursos naturais.”
-
* Ler artigo completo AQUI . 

5 comentários:

Gonçalo Resendes disse...

Concordo em pleno com estas posições da minha associação, principalmente na defesa que faz das aves e na proibição total de uso de chumbos nos ecossistemas lacustres e áreas protegidas.

Rui Fernandes disse...

Parabéns à Quercus por estas firmes posições na defesa da biodiversidade e contra os desequilíbrios que a caça desregrada pode causar às zonas húmidas e e às espécies que não abundam, como as aves que o artigo indica.

jbcferreira disse...

Esta questão à luz da vida e de todos a ela terem direito, não há cidadãos do mundo de primeira nem de segunda....Vivemos todos neste pequeno planeta e a ele todos temos direito à vida.A caça mais não é que uma actividade predatória irracional, só porque usam uns canos com pólvora lá dentro e chumbos que dá a esta espécie "Homo sapiens sapiens" o direito de escolher quem matar. Para mim é incontestável, a caça é um crime e deveria ser punido como outro crime qualquer!

Joana Costa disse...

Concordo com as posições defendidas pela Quercus.

Quanto ao comentário do Senhor jbcferreira, tem razão na primeira parte do que diz, embora ache que o que deve er tomado em conta é haver mais regras, mas não causar desequilibrios ambientais com a caça e as autoridades serem muito duras com quem não cumpre a lei.

Rita Silva disse...

Concordo em pleno.