Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


24 de fevereiro de 2012

ANIMAL SENTE COMO GENTE, MAS NÃO QUER SER GENTE

 TRATAR BEM DOS ANIMAIS É UMA OBRIGAÇÃO MORAL, MAS "NUNCA FAZER DELES "RÉPLICAS HUMANAS"
-
O Vídeo abaixo, editado pela  WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), da qual o CADEP-CN é um seguidor/parceiro da sua filial do Brasil,  apresenta um documentário que reflete a senciência animal, ou seja, a capacidade de sentir dos animais. A senciência já foi comprovada cientificamente inúmeras vezes nos vertebrados e até nalguns moluscos. A ciência provou que estes animais têm sentimentos antes considerados exclusivos dos seres humanos, como alegria, sofrimento, prazer, dor, entre outros.
-
A partir deste conhecimento, é inevitável o questionamento de como os animais são tratados, passando a ser uma obrigação moral dos seres humanos garantir o bem-estar dos animais que nos rodeiam, quer sejam selvagens ou domésticos, respeitando as suas características naturais.
-
Quanto aos animais de companhia, moral, responsavelmente e no cumprimento legislativo compete aos detentores proporcionar: proteção, alimentação, conforto, tratamento médico, espaço para movimento e expressão do seu comportamento natural,  evitar situações de medo e de stresse, não os "humanizar"NUNCA ABANDONAR!
--
- Veja o vídeo : Bem estar-animal: Cuidar sem alterar a verdadeira natureza"
 - -                                            --                                            -

1 comentário:

Gonçalo Resendes disse...

Sem dúvida uma informação muito educativa e pertinente.
PARABÉSNS!