Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


1 de fevereiro de 2012

"ABOLIÇAO DE TOURADAS": UM VÍDEO QUE DEVERIA FAZER REFLETIR AS ENTIDADES NA ATRIBUIÇÃO DO "NOSSO" DINHEIRO PÚBLICO, INSPIRAR AS AULAS DE FORMAÇÃO CÍVICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS AÇORES

Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima."
(Elie Wiesel)--
-
Os Açores deverão orgulhar-se do ser "verde ecológico"
e envergonahr-se do seu "vermelho sangrento".
Deverá ser cada vez mais em crescendo o movimento pressionário e aguçada a massa crítica e interventiva da maioria dos açorianos que felizmente não gostam de touradas,  para que seja dado o necessário "salto civilizacional" que ocorreu na Catalunha, desde o início de 2012, abolindo as torturantes e vergonhosas  touradas, que massacram animais para alimentar um "sádico" divertimento humano, e o negócio de alguns à custa do sofrimento alheio.
-
-Ganhariam os Açores, pela sua boa imagem civilizacional e "verdadeiramente" ecológica, que veiculariam  junto dos mercados ecoturísticos do norte da Europa (que como se sabe abominam as touradas) e acabar-se-ia com o mau emprego - inaceitável - dos dinheiros públicos, que, ainda, teimam a ser canalizados para aquelas barbáries, enquanto vemos por aí marcos importantes do nosso património, a cair aos bocados, sendo esses sim a nossa verdadeira identidade, o orgulho da nossa memória coletiva, e o verdadeiro  capital de atração dos "visitantes de qualidade".
-
Veja o vídeo sobre a abolição das touradas na Catalunha AQUI .

4 comentários:

Ana Sofia disse...

Acho este post muito pertinente, responsável e importante para se ter em conta nos Açores.
Sou bióloga e educadora ambiental, e tenho introduzido o tema dos direitos dos animais nas atividades que oriento aqui no Continente.Ainda é muito raro quem defenda essa orientação, por isso e pela pluralidade de outras causas me tornei segudora deste importante blogue que me foi sugerido pelo amigo Rui Martins que trabalhou em Santa Maria com o professor Melo no projecto de itinerários ambientais.
Vivo no Continente, mas estou muito ligada aos Açores, pois os meus avós são de S.Miguel e já participei num projeto da Universidade dos Açores. Acho mesmo muto vem que os Açores se afirmem pela sua principal riqueza que é a ambiental se demarquem cada vez mais das touradas que contraria completamente essa boa iamgem de natureza conservada e de animais respeitados.
Disponibilizo-me para ser colaboradora do Naturmariense nesta causa, na defesa da estrelinha e outras aves pois faço observação regular de aves, e estive num estudo de aves marinhas nas ilhas selvagens na Madeira.
Prabésns pela pertinência do poste e aoxalá seja tida em conta a sua mensagem de sensibilizar para o bem-estar animal nas aulas e na educação ambiental.
Bjs
Sofia Toste

Tânia Maria Ferreira disse...

Excelente poste.Concordo totalmente, os Açores só poderão ser uma região "limpa" eclogicamente, e ricamente civlizada se erradicarem essas vergonhosas touradas, que picam e infligem sofrimentos propositados aos animais, o que é inaceitável à luz do espeito pela vida e de uma civilização moderna.
Concordo também que, junto com amudança de mentalidades e sensibilização ambiental como é feita aqui neste importante blogue é fazer pressão para cortar com os dinheiros públicos noa poio a essas barbárie.
Adorei a mensagem, só espero que também em reve seja feito um filme desses para os Açores.

jbcferreira disse...

Eu já vi uma tourada e não passa de uma tortura, tipo "pidesca" a um animal indefeso e sem oportunidade de falar! Eles, os "lobbies" das touradas têm tido muitas negas através de regiões e países onde a impera o respeito pelos animais...Açorianos, eles são um "Lobby" forte mas sem razão, a partir do momento que entra a palavra TORTURA!ESPERO UMA RESPOSTA FORTE E COESA DESTE CANTINHO DO MUNDO , QUE É LIMPO NA DEFESA DOS ANIMAIS!

jbcferreira disse...

Concordo plenamente com a bióloga Ana Sofia...