Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


16 de março de 2012

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DA "AAMAR" DE SANTA MARIA

 “UMA FRENTE DE OLHAR ATENTO E DE AÇÃO NA DEFESA DO MAR E DA COSTA MARIENSE”
-
No passado dia 11 de março, na sede da Banda 15 de Agosto, decorreu a cerimónia de apresentaçao pública da “Associação Amigos do Mar de Santa Maria”, tendo marcado presença no evento, entre outras entidades, o Senhor Secretário Regional do Ambiente e do Mar. 

O grupo que arrancou com esta ideia, e que se intitula, nesta primeira fase, de “Comissão Intaladora”, é constituido pelo Armando Soares, já assumido como sócio nº 1, o Jorge Botelho, o Vitor Gameiro e o Emanuel Soares. 

Coube a este último a apresentação da AAMAR, tendo invocado a pertinência e necessidade de uma associação do género na ilha, os seus objetivos, a abertura a parcerias e ações conjuntas com entidades e outras ONGAS já instituidas, e apresentado, prelininarmente, algumas propostas de atividades. 

Ressaltamos a ideia de efetuar a marcação “in loco” das novas zonas de delimitação de pesca a instaurar ao largo da ilha, colocação de painéis com distanciamentos e corrdenadas e a remoção de RSU´s em zonas do litoral não passíveis de serem acedidas por terra, para o efeito. 

Quando  ao objeto central e filosofia da AAMAR de relação com outras entidades e ONGAS, estão expressos nos artigos 2º e 3º dos seus estatutos:

Artigo 2º
Fins

A “AAMAR” tem por fim a defesa do mar através da investigação e estudo da Biologia Marinha, Arqueologia Naval, preservação do Ambiente, limpeza e fiscalização do meio marinho. Promover eventos e ações de sensibilização para a prossecução dos fins da associação. 

Artigo 3º
Relação com Outras Organizações

A “AAMAR” poderá ser membro ou sócio de qualquer organismo nacional ou internacional e ainda estabelecer relações com quaisquer organizações nacionais ou internacionais com elas acordando formas de cooperação consentâneas como o objeto 

Nesse desiderato de apoio à AAMAR, já nos tornamos sócios, dando os nossos parabéns aos idealizadores e desejando as maiores felicidades, a este novo companheiro de causas comuns. 

Pelo entusiasmo e determinação expressos, estamos em crer que a nova ONGA se tornará numa verdadeira “FRENTE DE OLHAR ATENTO E DE AÇÃO NA DEFESA DO MAR E DA COSTA MARIENSE”, podendo sempre contar com a nossa colaboração, porque todos somos poucos na salvaguarda de um ambiente mais atrativo e sustentável, quer na terra, quer no mar. 

* José Andrade Melo
   CADEP-CN e Amigos dos Açores, Sta Maria 

7 comentários:

Joana Costa disse...

Parabéns à nova associação de defesa do mar, que tanto tem sido mal tratado por ignorância, maus hábitos antigos e falta de educação ambiental das pessoas e dos próprios pescadores.

Aprecio muito a disponibilidade de colaboração e de união de esforços das ongas já formadas como os Amigos dos Açores, oq ue é mostrado na promoção que dá aqui da AAMAR.

Victor Correia disse...

Tornei-me seguidor do Naturmariense, porque concordo com as causas que defende e para saber o que de bom se faz para defesa do património, proteção dos animais e ambiente na lha de Santa Maria.

Esta é mais uma boa notícia das que tenho lido aqui.

Parabéns e felicidades à AAMAR!

"Ecologistas Ativos" disse...

É muito bem-vinda mais uma associação com incidência de atenção específica sobre o mar e património do litoral marinho, que como se sabe muito mal tem vindo a ser tratado, nomeadamente pelos desrespeito das leis de pesca, lançamentos de lixo, e alterações aberrantes da linha de costa, que colocam em causa aves marinhas, e delapidação de recursos patrimoniais como tem acontecido aí, com os vossos singulares fósseis marinhos.

Esperemos que a AAMAR junte a sua voz aos Anigos dos Açores nessa importabte defesa, nessa defesa.

Parabéns e felicidades para este novo parceiro de lutas comuns.

Tânia Maria Ferreira disse...

Na vedade todos são poucos na defesa do ambiente em geral e do ar em particular.

Felicidades!

André M.Cabral disse...

Força!
Unam forças na defesa do ambiente e prestem atenção às pesca ilegal,q ue faz hipotecar os ecossistemas marinhos.

fair play disse...

É sempre bom juntar mas forças na defesa do nosso mar e conservação dos seus recursos, que precisam acima de tudo muita fiscalização.

Anónimo disse...

Apoiamos e disponibilizamos nossa colaboração para ações conjuntas, nomeadamente na lmpeza do litoral, esparando que seja mais uma força também para se juntar no salvamento de cagarros, que iniciamos há 18 anos aqui em Santa Maria.