GOVERNO REGIONAL PROPÕE PROIBIÇÃO DO CULTIVO DE ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS NOS AÇORES
-
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh75K6Tc7JgUnIZZ4OIMDrvtzhUMRpca34_iITMQYojZ3oz00psHhAsq6zTja0FOwmgDbTzM2WB6-GBgbnApLi6Mjjx6-vTB-s6NGg9gWHCLFah7ExmvNvG-VQbAJmpZUVeXyy54myjnwyZ/s1600/TRANSG%C3%89NICOS.jpg)
A preservação de uma imagem de "respeito pela natureza" e a garantia do direito dos produtores regionais à pratica da agricultura tradicional ou biológica fundamentam a proposta do Governo açoriano de proibição de cultivo de transgénicos nas ilhas.
-
Segundo alega o Executivo na iniciativa legislativa entregue ao Parlamento regional, a elevada fragmentação das explorações agrícolas e as especiais condições climáticas do arquipélago, ao favorecerem a atividade dos agentes polinizadores tornam "impossível o controlo da disseminação dos organismos geneticamente modificados (OGM)".
-Por isso, "a introdução de culturas de OGM coloca em causa o direito dos agricultores regionais de praticarem modalidades de agricultura tradicional ou agricultura biológica", com "perda da diversidade de variedade agrícolas, ornamentais e florestais que caracterizam os Açores", argumenta a proposta do Governo Regional.
-
-
Sobre a salvaguarda da imagem da Região enquanto respeitadora da natureza, o projeto do Executivo açoriano, que visa declarar o arquipélago como zona livra de cultivo de transgénicos, sublinha que tal seria "dificilmente compatível com a coexistência, no mesmo território e nos mesmos processos produtivos, da utilização agronómica de organismos geneticamente modificados".
-
Realça, igualmente, as "dúvidas ainda existentes sobre as interferências dos OGM no equilíbrio dos ecossistemas e na contaminação da cadeia alimentar", realçando que podem "comprometer a imagem e os certificados de qualidade dos produtos açorianos, em particular a carne de bovino e os laticínios".
-Realça, igualmente, as "dúvidas ainda existentes sobre as interferências dos OGM no equilíbrio dos ecossistemas e na contaminação da cadeia alimentar", realçando que podem "comprometer a imagem e os certificados de qualidade dos produtos açorianos, em particular a carne de bovino e os laticínios".
-* Fonte consultada: Lusa
7 comentários:
Também apoio totalmente a iniciativa.
Parabésns!
É uma garnde mostra de responsabilidade do governo por ação cívica das associações de ambiente e das centenas de açorianos que assinaram a petição, devendo realçar-se a firmeza do governo em não ceder a interesses nem a pressões daqueles que só veêm o negócio sem olhar a meios nem às consequências.
Minha total concordãncia com a proposta governamental.
É sem dúvida uma boa notícia para os Açores.
Tmbém concordo, porque é importante para o ambiente e defesa da agricultura tradicional que é um património e marca dos Açores.
Importante para a agricultura e boa imagem ecológica dos Açores no mundo!
Aplaudimos esta excelente medida do Governo dos Açores, que mostra responsabilidade e visão de futuro.
Enviar um comentário