Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


5 de março de 2012

BOA NOTÍCIA PARA O AMBIENTE E AGRICULTURA DOS AÇORES

GOVERNO REGIONAL PROPÕE PROIBIÇÃO DO CULTIVO DE ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS NOS AÇORES
-
 O NATURMARIENSE, na qualidadde de peticionário por esta causa, através do CADEP-CN,  apoia totalmente a iniciativa, e dá os parabéns ao GRA, pela postura clarividente e de responsabilidade política, a bem do ambiente, da identidade agrícola, da boa imagem ecológica dos Açores e até da salvaguarda da saúde pública, em princípio de prevenção.
 -
A preservação de uma imagem de "respeito pela natureza" e a garantia do direito dos produtores regionais à pratica da agricultura tradicional ou biológica fundamentam a proposta do Governo açoriano de proibição de cultivo de transgénicos nas ilhas.

-
Segundo alega o Executivo na iniciativa legislativa entregue ao Parlamento regional, a elevada fragmentação das explorações agrícolas e as especiais condições climáticas do arquipélago, ao favorecerem a atividade dos agentes polinizadores tornam "impossível o controlo da disseminação dos organismos geneticamente modificados (OGM)".
-
Por isso, "a introdução de culturas de OGM coloca em causa o direito dos agricultores regionais de praticarem modalidades de agricultura tradicional ou agricultura biológica", com "perda da diversidade de variedade agrícolas, ornamentais e florestais que caracterizam os Açores", argumenta a proposta do Governo Regional.
-
Sobre a salvaguarda da imagem da Região enquanto respeitadora da natureza, o projeto do Executivo açoriano, que visa declarar o arquipélago como zona livra de cultivo de transgénicos, sublinha que tal seria "dificilmente compatível com a coexistência, no mesmo território e nos mesmos processos produtivos, da utilização agronómica de organismos geneticamente modificados".
-
Realça, igualmente, as "dúvidas ainda existentes sobre as interferências dos OGM no equilíbrio dos ecossistemas e na contaminação da cadeia alimentar", realçando que podem "comprometer a imagem e os certificados de qualidade dos produtos açorianos, em particular a carne de bovino e os laticínios".
-
-
* Fonte consultada: Lusa

7 comentários:

Rita Silva disse...

Também apoio totalmente a iniciativa.

Parabésns!

sandra Braga disse...

É uma garnde mostra de responsabilidade do governo por ação cívica das associações de ambiente e das centenas de açorianos que assinaram a petição, devendo realçar-se a firmeza do governo em não ceder a interesses nem a pressões daqueles que só veêm o negócio sem olhar a meios nem às consequências.

Paulo Silva disse...

Minha total concordãncia com a proposta governamental.

Liliana Peixoto disse...

É sem dúvida uma boa notícia para os Açores.

António Manuel Sousa disse...

Tmbém concordo, porque é importante para o ambiente e defesa da agricultura tradicional que é um património e marca dos Açores.

Isabel Pereira disse...

Importante para a agricultura e boa imagem ecológica dos Açores no mundo!

"Ecologistas Ativos" disse...

Aplaudimos esta excelente medida do Governo dos Açores, que mostra responsabilidade e visão de futuro.