Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


2 de março de 2012

ELIMINAÇÃO DA PRAIA FORMOSA NO CONCURSO “ 7 MARAVILHAS DAS PRAIAS DE PORTUGAL"

 = A NOSSA GRANDE ESTRANHEZA =
-
Praia Formosa foi eliminada
A apresentação das praias selecionadas à próxima eleição 7 Maravilhas de Portugal, decorreu no dia 27 de Fevereiro no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa, tendo deixado de fora a Praia Formosa, aquela que é considerada a melhor praia dos Açores e que, no ano passado, fez parte do "Top ten"  das mais belas praias de Portugal, num estudo ligado à Universidade Católica, balizado por um leque diverso de parâmetros. (Ler notícia AQUI)
-
Prainha da Caloura passou à fase seguinte
 Mesmo sendo sabido que concursos desta natureza enfermam de algum “artificialismo”, subjetividade, e condicionados “arranjinhos”, para que a representatividade final tenha a maior abrangência territorial, nos parece que alguma coisa esteve mal, no que concerne à avaliação da Praia Formosa, tendo em conta as praias regionais da mesma actegoria que a suplantaram.  
-
Só por alguma superficialidade ou “miopia de análise” à Praia Formosa ou então, porque o que foi “dado a ver” e descrito na candidatura apresentada, não expressou cabalmente a suas verdadeiras e singulares riquezas, se poderá compreender que tivesse sido preterida por zonas balneares como a prainha da Caloura, a piscina dos Biscoitos e outras, na apreciação do júri. 
-
-
 Quem conhece aquelas zonas balneares, e mesmo outras de categoria “urbana” ou mesmo de "arribas" que passaram à fase seguinte em detrimento da Praia Formosa, só excluirá a duas razões acima apontadas, com uma terceira, justificada por uma avaliação balizada pelo condicionamento de pré-concepções e de parâmetros incomuns e inexplicados. Podíamos até começar pelo questionamento de considerar piscina como "praia", como fez o júri, que concetualmente é definida como "uma formação geológica composta por partículas soltas de rocha tais como areia, cascalho, seixo ou calhaus ao longo da margem de um corpo de água".
-
Basta ver as fotos e os vídeos apresentados, comparar a pujança paisagística, ambiental, contextual e fruitiva com duas das praias (?) que passaram, para constatar a insenção e justeza do que dizemos. 

--
Independentemente do ocorrido, feito o necessário “desconto de credibilidade” destes concursos, a Praia Formosa certamente continuará a ser a melhor praia dos Açores e das mais belas do país, sob a avaliação de todos aqueles que realmente a conhecem “in loco”, que já a “sentiram” contextualmente e tiveram o privilégio de a “fruir”, o que contraria avaliações à distância.
-
--
A organização afirmou que “para chegar a esta lista das 10 melhores praias por cada uma das 7 categorias, as 294 nomeadas foram votadas por um painel de 70 especialistas indicado pela comissão científica do do projeto”.
-
Piscina dos Biscoitos (Será uma praia?)
A região algarvia, ocupa o primeiro lugar da lista de nomeações com 13 praias. O segundo lugar vai para a região de Lisboa e Setúbal com 11 praias, o terceiro lugar é ocupado pelas regiões Alentejana, Estremadura e Ribatejo com 09, a Beira Litoral com 07, Açores com 06, Beira Interior com 05, Entre o Douro e o Minho com 04, Madeira e Trás-os-Montes e Alto Douro ocupam o último lugar da tabela com 03 praias.  
-
No final da seleção desta primeira fase, o presidente das 7 Maravilhas afirmou em conferência de imprensa que  estas 70 praias pré-finalistas  representam o que o país tem de melhor, de norte a sul, do litoral ao interior, e que cabe agora a todos divulgar para preservar”.
-
Se concordamos com o apelo no final da sua declaração, já a primeira afirmação só pode ser tomada como uma opinião pessoal eivada de muita subjetividade.
-
-
N segunda fase eliminatória, que se realiza a 7 de Maio, um painel de 21 personalidades irão selecionar as 21 finalistas que passarão à votação pública, numa terceira fase. 
--
Lista das selecionadas da 1º fase, de entre as 70 pré-finalistas (10 por cada categoria):
-- 1. PRAIAS DE RIOS
    ---
2. PRAIAS DE ALBUFEIRAS E LAGOAS
    ---
3. PRAIAS URBANAS
-     Praia da Caloura - Lagoa - São Miguel
    Praia de Porto Pim - Horta - Faial
-
 4. PRAIAS DE ARRIBAS
- Zona Balnear dos Biscoitos - Praia da Vitória -Terceira
-
5. PRAIAS DE DUNAS
    ---
-6. PRAIAS SELVAGENS
- Ilhéu de Vila Franca do Campo - Vila franca do campo
  Lagoa do Fogo - Ribeira Grande - São Miguel -
-
- 7. PRAIAS DE USO DESPORTIVO
- Praia de Santa Bárbara - Ribeira Grande - São Miguel
-
-
-

10 comentários:

Rita Silva disse...

Pelas evidências e distãncias qualitativas, concordo que ou a candidatura não enquadrou devidamente a Praia Formosa na categoria certa e expressou o seu real valor em todos os âmbitos, ou então o júri não quis ver o que, por exempo só este post mostra.

Paulo Silva disse...

Nesses concursos a apresentação das candidaturas devem ter muito marketing à sua volta, concordanto que também há muita sibjetividade e alguns critérios forjados.

Liliana Peixoto disse...

Concordo com o Naturmariense, alguma coisa esteve mesmo muito mal nesta situação, pois do que conheço da Praia Formosa, já lá estive em três Verões, ou a candidatura foi muito superficial ou houve alguma cegueira de apreciação, ou então ambas as coisas:)

Vânia Mendonça disse...

Só mesmo quem não conhece a Praia Formosa...ou então não teve a oportunidade de dispor de todas as sua beleza e qualidade...

sandra Braga disse...

Algumas verdades e realidades não foram bem mostradas ou não quiseram ser vistas...
A Praia Formosa é sem dúvida a melhor praia e zona balnear dos Açores e do melhor de Portugal, independentemente desta palhaçada!

Bruno Silva disse...

Este concurso pelo que se vê aqui é uma palhaçada, que não reflete a verdade nem a realidade.

André Medeiros disse...

Lamentável! Só mesmo quem não conhece a Praia Formosa, só as excelentes fotografias que acompanham o post bastariam para ver a grande diferença de qualidade.

Cristina Santos disse...

Cada um gosta do que é seu, está na natureza do ser humano. Agora, estarmos a criticar os outros locais sem lá sequer termos metido os "pézitos", não fica muito bem. Nós, Biscoitenses e Terceirenses, consideramos as Piscinas dos Biscoitos como piscinas naturais de calhau, no entanto, os continentais gostam de as tratar como "praia", vai do critério de cada um. Como já referi inicialmente, cada um gosta do que é seu, além de ser considerada a maior praia dos Açores, no MEU parecer a praia da Praia da Vitória é a minha preferida, por razões lógicas. Esta é a minha opinião mas não deixo de sentir pena pelo facto de a Praia Formosa ter sido eliminada.

António Manuel Sousa disse...

Muiua cegueira, parcelialidade intencionada ou deficiente candidatura, não há dúvida que foi algumas destas razões u então todas juntas:))

Isabel Pereira disse...

Concordo porque conheço bem as três zonas balneares aqui faladas.
Alguma coisa esteve mesmo mal, como escreve o post.