Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


22 de março de 2012

DIA DA ÁGUA - " CONTRA O NEGÓCIO DE UM BEM PÚBLICO"

NÃO AO NEGÓCIO DA "ÁGUA DE TODOS NÓS"
 E O MITO DA ÁGUA ENGARRAFADA
-
No Dia da Água que se comemora hoje, o NATURMARIENSE, através da representação local dos Amigos dos Açores e do CADEP-CN, deixa uma mensagem contra a entrega da água aos negócio dos privados e uma reflexão/esclarecimento sobre  as águas engarrafadas (Ver vídeo no final).
-
O Dia Mundial da Água, deste ano corre numa altura  onde são visíveis por todo o mundo as graves consequências económicas, sociais e ambientais de modelos económicos fundados na maximização do lucro, na exploração e depredação sem limites dos recursos e bens comuns, prejudicando gravemente milhões de seres humanos.
-
O domínio do poder político por interesses financeiros, cujo único objetivo é a apropriação e exploração especulativa dos recursos hídricos do planeta, ficou patente uma vez mais no VI Fórum Mundial de Água, cuja Declaração Final, como a relatora especial das Nações Unidas para o Direito à Água e Saneamento, Catarina Albuquerque, afirmou, «constitui um retrocesso» à Resolução aprovada pelas Nações Unidas que consagrou o Direito à Água e ao Saneamento como um Direito Humano Fundamental. 
-
Neste dia Mundial da Água o NATURMARIENSE, associa-se à campanha Água é de Todos no fito de ajudar o combate contra a privatização deste bem essencial à vida humana, não aceitando que se transforme num negócio. 
-
 Já assinamos a Iniciativa Legislativa de Cidadãos que neste momento recolhe já mais de seis mil subscritores, pela realização de ações de esclarecimento às populações e , fundamentalmente,  defender um direito humano fundamental, que deverá ser inalienável e público, podendo também assiná-la AQUI .
-
 Por contraposição ao Fórum das multinacionais do negócio da água, movimentos sociais de todo o mundo, dentre eles a Campanha Água é de Todos, reuniram-se no Fórum Mundial Alternativo da Água (em Marselha, de 14 a 17 de Março) reafirmando a necessidade urgente de recuperar a água como fonte de vida e não de lucro e sublinharam a importância das conquistas alcançadas nos últimos anos, desde o reconhecimento do direito humano à água e ao saneamento pelas Nações Unidas, o referendo vitorioso de Itália e os processos de remunicipalização de Paris, entre muitos outros. 
-
A privatização da água em Portugal - processo que abrange desde a água da natureza com os negócios das hidroeléctricas  e todas as infra-estruturas públicas de domínio público hídrico, aos serviços públicos municipais de água e saneamento e à entrega da Águas de Portugal aos grandes interesses económicos e financeiros -, traduz bem a concepção de Estado deste governo, ou seja, um Estado ao serviço dos mais poderosos, dos grandes grupos económicos e da acumulação de riqueza, em que tudoe todos devem ser submetidos à lógica de mercado orientada para a maximização do lucro. 
-
Pensando global e agindo localmente, não aceitemos essa entrega á água, como bem público essencial, aos privados, associando-nos à lutas lá de fora e rejeitando, liminarmente, sequer essa intenção aqui nos Açores.
-
 Reafirmemos a nossa luta na convicção e determinação na exigência da propriedade e gestão pública participada e descentralizada da água, condição indissociável para garantir um uso sustentável e justo, num quadro em que isso se torna cada vez mais urgente, e para que todos os cidadãos a ela tenham acesso.
-
Ao mesmo tempo, neste Dia Mundial da Água se exige o reforço do investimento na manutenção, modernização, ampliação dos sistemas de água, saneamento e tratamento de águas residuais, melhorando a elevação dos níveis de cobertura, a qualidade de vida das populações e a urgente proteção das nascente e e aquíferos de base, nos Açores. 
-
*Fonte consultada: Campanha "Água é de Todos"
-----

11 comentários:

André Medeiros disse...

Muito bom!
Revejo-me totalmente no texto, que dá alertas muito importantes sobre um bem que deve ser sempre público e de todos nós.

Luisa Medeiros disse...

Uma ótima reflexão e alerta neste dia.

É preciso estarmo atentos e unidos nestas lutas, senão qualquer dia estes neoliberalistas fazem negócio com o ar que respiramos.

Rui Fernandes disse...

Concordo no todo com as questões pertinentes e esclarecedoras deste post sobre a água. ÁGUA é um bem de todos nós, não devendo ser apanhada para lucro de alguns que já dominaram os políticos e agora querem ser donos do mundo.

Nélia Cunha disse...

Merece minha concordância e aplauso, esta reflexão e alertas lançados no Dia da Água.

Quanto à água engarrafada deu-me mesmo muito que pensar.

fair play disse...

EXCELENTE ALERTA DO NATURMARIENSE, MERECENDO O TEXTO UMA MERECIDA ATENÇÃO E CAUTELA COM O QUE ESTÁ EM CAUSA.

TEMOS QUE DEFENDER OS BENS ESSENCIAIS DO JUGO DO LUCRO E DO NEGÓCIO.

Solange Oliveira disse...

Apoio as ideias aqui defendidas quanto à defesa da água como bem público inalienável para negócios privados.

Parabéns ao Naturmariense por trazer este assunto premente à reflexão.

Joana Cabral disse...

Uma mensagem excelente que merece chegar longe e ser tomada asério por todos, pois os lobys financeiros, são como polvos que nos querem sugar até ao tutano, nao tendo pejo sequer em fazer negócio com aquilo que nos é vital e nos pertence a todos.

Essa gente é perigosa, e como já dominaram estes políticos neoliberais, e não formos nós a nos defendermos em ações cívicas e espaços como o Naturmariense, e associações independentes , estamos feitos!

Joana Costa disse...

Estou de acordo em pleno com o texto.
É um alerta necessário e o vídeo deu-me muito que pensar, quando à água engarrafada.

Rita Silva disse...

É um assunto muito importante para ser refletido neste dia dedicado à água e também pelo ano inteiro, pois sei que esta vontade de fazer negócio com este bem de todos nós, tem andado a ser trabalhado"na sombra" e agora com este governo neoliberal, que tudo o que dá lucro põe nas mãos dos patrões, o perido ainda é maior.

António Manuel Sousa disse...

Excelente! Me revejo totalmente nestas preocupações referidas no post, devendo ser tomadas muito a sério, e mostar muita firmiza para que não haja leviandades deste natureza por cá.

Renato "pró-vida" disse...

Totalmente de acordo.
O QUE É DE TODOS NÃO DEVE SER NEGÓCIO DE ALGUNS!