Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


8 de abril de 2012

CADEP-CN E A.AÇORES INTRODUZEM O DOG TRAKING EM SANTA MARIA

“CÃOMINHADA” COM OS CÃES DO CAMAC DE VILA DO PORTO

O Dog Trakking é uma modalidade desportiva não competitiva, que liga a presença/companhia do  cão ao pedestrianismo, conjugando a prática do exercício físico, a fruição da natureza, o combate ao stress e a socialização de pessoas e animais, promovendo o bem-estar e o relacionamento de ambas as partes. 

Nasceu na República Checa, já estando a ser praticada em Portugal, há cerca de dois anos, sendo um modalidade desportiva, que para além dos benefícios humanos acima expostos, acopula ações de sensibilização na defesa dos direitos e bem-estar dos animais, proporcionadodo-lhes qualidade de vida, convívio inter-pares e com as pessoas, ao mesmo tempo que  combate os abandonos e os maus-tratos. 

Em Santa Maria, esta prática iniciou-se, há cerca de cinco meses, através do projeto “AMIGOS À NOSSA ESPERA”, lançada pelo CADEP-CN, e que está a desenvolver-se em parceria com a Câmara Municipal e o Departamento do 1º Ciclo do Ensino Básico.  

No passado dia 3 de Abril, foi um grupo de jovens inscritos no CADEP-CN e o seu coordendor que realizaram uma “Cãominhada” com os cães e cadelinhas do CAMAC de Vila do Porto, resultando num Dog Traking de cerca de 2h 30m. Primeiro houve dois tempos parciais de meia hora, com dois grupos diferentes de animais, e um último percurso de 1h 30m, com um terceiro grupo de animais. 

Este Dog Trakking proporcionou enorme alegria aos jovens e aos animais, que puderam através deste “passeio sanitário”, sair das grades que “o abandono” advindo da  insensibilidade e irresponsabilidade humana os condenou, proporcionando-lhes bem estar físico e psicológico, carinho humando e convívio com seus pares. 

Para além desta “cãominhada”, os jovens oferecerem um saco grande de ração, deixando  aqui o apelo para que os marienses sejam solidários oferecendo ração aos animais alojados mo CAMAC, e preferencialmente adotando um dos “amigos que lá está à vossa espera. 

No dia 25 de Abril, pretendemos realizar o próxima cãominhada, o que será um Dog Trakking especial, inserido na Marcha da Liberdade, promovida pela AJISM, porque os animais também têm direitos, precisando também do seu "25 de Abril".

*José Melo
  CADEP-CN e A.Açores, Sta Maria
---------

+ Veja o vídeo da atividade AQUI .

3 comentários:

Nazaré disse...

Ação muito bonita e emocionante.
Parabésns ao CADEP-CN e Amigos dos Açores pela sua prática em Santa Maria. BEM HAJAM!

Renato "pró-vida" disse...

Que prática inovadora e maravilhosa, promovida pelo CADEP-CN, que não nos deixa de surpreender com as suas ações educativas junto dos jovens e na defesa ao ambiente, do património e dos animais.

Parabéns e gostaria tembém de participar nas próximas saídas de Dog trekking.

Felix Miguel disse...

Lindo" Parabéns pela iniciativa. Santa Maria está de parabéns com o CADEP-CN e representação da ilha dos Amigos dos Açores.