Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


26 de abril de 2012

O “25 DE ABRIL” E A “LIBERTAÇÃO ANIMAL, DESTACADOS NA MARCHA DA LIBERDADE EM SANTA MARIA

= O IMPACTO RESULTOU E A MENSAGEM PASSOU = 
-
Subordinado ao tema “Libertação Animal” o CADEP-CN e representação dos Amigos dos Açores, em Santa Maria, com a colaboração do CAMAC (Centro de Acolhimento Municipal de Animais de Companhia), realizou no dia 25 de abril, um Dog Trekking especial, integrado na “Marcha da Liberdade” organizada pela AJISM. 
-
Para além de vincar e enaltecer os "valores de Abril”, pretendeu-se sensibilizar para a extensão dos princípios de liberdade e da defesa de direitos a todos os seres, que pela sua condição biológica e senciência, “sentem como gente”, sendo eticamente exigível a sua proteção, acesso à saúde, carinho, alimentação e espaços condignos para desenvolverem as sua natureza intrínseca de mobilidade e exercício 
-
A moderna expressão “LIBERTAÇÃO ANIMAL”, que começa a ganhar terreno na sociedade hodierna, concetualiza a felicidade e liberdade para todas as criaturas, incluindo os não humanos, pugnando pelo seu bem-estar, arrepio de sofrimentos desnecessários; combate aos abandonos e aos maus-tratos e libertação de práticas retrógradas que os instrumentalizam em espetáculos como touradas e circos, onde são veementemente torturados e privados de liberdade, para negócios de alguns.     (Vídeo da atividade, no final)
-
Nesta participação, através do cartaz central e das T Shirts foi transmitida esta mensagem de “libertação” e de “direitos para todos os seres”, vincando-se particularmente o problema do abandono dos animais de companhia – atos cruéis e degradantes da nossa sociedade --, e apelo às adoções responsáveis, libertando das grades do canil, os “amigos” que a incúria humana os condenou.  
-
A mensagem principal foi bem acolhida, tendo impacto no, público assistente os valores estampados nas T Shirts, a ter em conta em termos de responsabilidade social para com os animais de companhia -- DIREITOS, LIBERDADE, RESPONSABILIDADE PROTEÇÃO, SAÚDE, RESPEITO... 
-
Os apelos-chave, atinentes ao CAMAC de Vila do Porto -- NÃO ABANDONE, SEJA SOLIDÁRIO(A) E ADOTE --, igualmente tiveram impacto e até efeitos imediatos, pois, durante o Dog Trekking foram contratualizadas três adoções e uma outra ficou pendente de ponderação, e, na impossibilidade de adotar animais, houve o comprometimento da oferta de alimentos, por parte de algumas pessoas, o que já se concretizou hoje, com a entrega de três sacos de rações.
O nosso vivo reconhecimento a estas pessoas de fina sensibilidade  e de aturada responsabilidade cívica.
-
Agradecimentos especiais também à AJISM pela abertura à participação, à Câmara Municipal de Vila do Porto, pela parceria, ao Roberto Cordeiro, funcionário do CAMAC e ao jovem Rui Figueiredo, voluntário destas nobres causas, sendo ambos grandes amantes dos animais, merecendo o nosso vivo enaltecimento.
-
Os "valores de Abril" estão vivos, sendo necessário pugná-los e reafirmá-los mais do que nunca, defendendo-os para nós e para os nossos amigos animais.  
-
* José Andrade Melo
  CADEP-CN e Amigos dos Açores, Sta Maria
-------------
-
                                                                    Veja o vídeo da atividade.
-

11 comentários:

fair play disse...

Fabulosa ação cívica e grande mensagem dada no 25 de Abril.

Um trabalho pioneiro e fora de série nos Açores, que é um exemplo nos Açores.

Parabéns ao CADEP-CN e Amigos dos Açores e ao Centro de Acolhimento de Animais de Santa Maria.

Nazaré disse...

Emocionante!
Foi das coisas mais bonitas que vimos em Santa Maria nos últimos tempos.
Muito obrigado ao Senhor José Melo e às grupos de ambiente que ele está à frente, pelo seu grande coração de homem, com amor pelos animais e luta exempla de anos pelo nosso ambiente e património, que são causas públicas que deveremos apoiar para bem da ilha. Que Deus alimente sempre essa força e determinação, a este grande homem e amante da nossa ilha

Regulus sanctaemariae disse...

Maneira inteligente de ligar os valores do 25 de Abril à extenção dos direitos dos animais.
A defesa doa animais está em boas mãos em Santa Maria, assim como acontece com a defesa da nossa estrelinha e da natureza e património em geral da nossa terra.

Renato "pró-vida" disse...

Adorei, assim como todas as pessoas que estavam a assistir, tendo sido dada uma grande lição pública de amor e respeito a ter para com os animais. Quer me desculpe o senhor José Melo e o Roberto Cordeiro, mas nem sabia que já existia um canil na ilha, e com o nome tão feliz de Centro de Acolhimento de Animais. Fico feliz por este bionito e exemplar trabalho que está a ser feito em conjunto pelo Cadep e organização do CAMAC.
As mensagems das camisolas foram muito boas e deram importantes alertas. Prometo que da minha parte nunca precisarei do CAMAC, porque meus animais não serão abandonados, mas penso ajudar com alguma ração, como solicitado aqui no Naturmariense.

Felix Miguel disse...

Que caminhada linda, tanto crianças como os animais e que magníficas mensagens nas T Shirt. é um privilégio estes jovens terem esta educação, o que nos dá esperança no futuro e evolução de mentalidades da nossa terra.
Foi também uma grande sensibilização pública para o respeito e responsabilidade para com os animais, estando a ser feito um trabalho espetacular pelo CADEP do professor Melo, na ajuda àa doções do canil, que me deixa feliz por lá ter um pessoa que gosta de animais.

Felix Miguel disse...

Um projeto de se tirar o chapéu!

Joana Costa disse...

MARAVILHOSO, MARAVILHOSO, MARAVILHOSO! ADOREI!:)

PARABÉNS AOS ORGANIZADORES CADEP, AMIGOS DOSD AÇORES E COLABORADORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA MARIA.

ESSE VOSSO CAMAC PODE SER UM EXMPLO PARA OUTROS LUGARES, CONTINUEM NESSE CAMINHO.

Joana Costa disse...

Feliz duma terra que tem gente desta com enorme sensibilidade e elevada responsabilidade cívica, puxando as pessoas para a elevação mental de respeitar todos os seres.

Ben haja o Cadep, Amigos dos Açores e seus responsávei e apoiantes.

Sandra Pacheco disse...

Um texto e vídeo que merece ser lido, visto e revisto como exemplo.
ISTO É DEVERAS UMA INICIATIVA LINDA E ÍMPAR QUE DEVE SER PASSADA LONGE.
Debulhei algumas lágrimas pelo amor que vi expresso para com os animais, pelas mensagens, pelo interesse das pessoas, pelas partes a trabalharem em conjunto nesta causa nobre, e até em levar ao colo animais mais cansados, enfim isto é um exemplo grande , de gente "grande" e de entidades responsáveis.
BEM HAJAM!
Bjs

Ana Loura disse...

FOi o momento mais feliz do meu 25 de Abril deste ano. PARABÉNS!!!!

jbcferreira disse...

Comemorar o Dia da Liberdade é também comemorar o dia da liberdade de todos. Foram as portas que Abril abriu e ninguém fechará!