Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


5 de maio de 2012

ATRIBUIÇÃO DE BANDEIRAS AZUIS - SANTA MARIA VOLTA A TER QUATRO GALARDÕES

NÚMERO RECORD EM 2012 E REENTRADA DE S.LOURENÇO
-
Neste 25º ano do Programa Bandeira Azul da Europa, há um número recorde de galardões atribuidos a praias portuguesas. Assim, na época balnear de 2012, vãos hastear a Bandeira Azul 275 praias, mais cinco que em 2011, atestando a sua elevada qualidade ambiental. 
- 
Reentrada de S.Lourenço após dois anos de interregno
---
O arquipélago dos Açores vai ter 32 praias com Bandeira Azul, incluindo as quatro  atribuições da ilha de Santa Maria:  Praia Formosa, Anjos, Maia e a reentrada de S.Lourenço após a conclusão das obras de proteção e requalicação ambiental e urbana daquela baía. 
 -
 No, entanto, no computo geral houve menos uma do que em 2011, nos Açores. Nesta região há duas reentradas (Piscina do Carapacho e S. Lourenço) e três saídas (Prainha de Água d'Alto, Corpo Santo e Preguiça).
O Algarve é a região com mais praias galardoadas. A bandeira azul será hasteada em 69 praias, apenas uma fluvial, espalhadas por 12 concelhos.
--
 A região Norte surge este ano com 67 praias Bandeira Azul, das quais três são fluviais, em 11 concelhos.-
-
A terceira região com mais praias com este galardão é o Tejo, com 45 praias costeiras e quatro fluviais, em 14 concelhos, seguindo-se os Açores, com 32 zonas balneares galardoadas.
-
A região Centro tem 23 praias com Bandeira Azul, mais cinco do que no ano passado, em 15 concelhos, o mesmo número atribuido ao Alentejo.--
A Madeira tem este ano 11 praias, menos cinco do que em 2011. As praias que saíram são Poça do Gomes-Doca do Cavacas, Madalena do Mar, Ponta do Sol, Ponta Delgada e Barreirinha.
-
Segundo a Associação Bandeira Azul, há ainda 14 marinhas que recebem o galardão: duas no Tejo, três no Alentejo, quatro no Algarve, quatro nos Açores e uma na Madeira.
-
O galardão Bandeira Azul é atribuído todos os anos às "praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental", segundo os organizadores. Esses critérios têm a ver com a informação e educação Ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e equipamentos e Segurança e Serviços. 
-
Poderá consultar AQUI, a lista completa das atribuições e a caracterização sumária de cada uma das praias.-
* José Melo
   CADEP-CN e A.Açores Sta Maria
------------------------------
Fonte: Site da ABAE

Sem comentários: