Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


24 de junho de 2012

CADEP-CN SOLIDÁRIO COM A AFAMA

CÂMARA DA HORTA ABATE ANIMAIS SEM CUMPRIR A LEI, NEM ESGOTAR TODOS OS PROCEDIMENTOS
PARA A SUA ADOÇÃO 

No âmbito da parceria estabelecida entre a AFAMA (Associação Faialense dos Amigos dos Animais) e o Município da Horta, com vista à salvaguarda do bem-estar animal na Ilha do Faial, em que se definiu a título provisório a partilha de um espaço do canil, a AFAMA acusa o município da Horta de falta de respeito e não cumprimento da lei. 

“Durante o passado fim-de-semana no Encontro do Mundo Rural, enquanto as várias pessoas visitaram o nosso stand para conhecerem os nossos 4 patas e nos felicitarem pela existência de histórias com final feliz, de passeios, banhos, mimos, cães apadrinhados, cães adotados, e que todos os nossos animais pareciam bem tratados e felizes, não obstante as dificuldades financeiras da Associação, algo teria sucedido nas instalações do canil da AFAMA partilhadas com o Município da Horta”. Refere a AFAMA que 7 animais tinham sido abatidos a mando de funcionários da câmara, em total desrespeito pelos procedimentos legais em vigor, e sem que aquela associação fosse consultada da ocorrência, o que se torna grave, pois 3 dos quais encontravam-se à sua guarda e os restantes foram abatidos à margem da lei. 


A AFAMA lamenta estes atos de pura crueldade e desrespeito expressos pela autarquia,  e manifesta a sua tristeza pela falta dos seus três companheiros - Goldie, Lobo e Laika - outrora salvos pela AFAMA, que, assim foram impedidos de serem adotados ou apadrinhados e de usufruir de todos os seus direitos. 

A desculpabilização da autarquia de que os abates aconteceram por um “erro de leitura”, nos parece descabido, inaceitável, e se assim foi, revela uma profundo desleixo e clara incompetência na gestão do Centro de Recolha de Animais da Horta. 

Segundo apuramos, a AFAMA tem vindo a alertar sucessivamente o Município da Horta para a necessidade do cumprimento da lei no que se refere à recolha, captura e abate dos animais que se encontram na via pública, procedimento esse que não tem sido cumprido pelos serviços camarários, nos termos que a lei obriga. 

Acusa, ainda a AFAMA que outra falha grave e ilegal do Canil da Horta, é a obrigação dos animais serem observados por um médico veterinário, como é obrigatório logo na nas entradas, e o cumprimento das normas de segurança e saúde dos animais enquanto permanecem no espaço de canil. São diversos os casos em que os animais chegam ao canil feridos e não recebem tratamentos por parte da entidade responsável pela captura, havendo também desleixo nos registos de entrada que não são feitos correctamente, denuncia a AFAMA. 

Convém informar publicamente que compete por lei às câmaras municipais a recolha dos animais errantes a observação médica dos mesmos e o seu bom trato no tempo de permanência no canil, devendo o município, de per si e através de parcerias, anunciar pelos meios usuais (comunicação social, sites, blogues, cartazes...) a existência destes animais com vista à sua cedência, quer a particulares, quer a entidades públicas ou privadas que demonstrem possuir os meios necessários à sua detenção. 

No entanto, e com vista a salvaguarda do bem-estar animal tem sido prioridade para aquela associação estabelecer todos contactos com a Câmara Municipal com vista à avaliação dos animais capturados na maioria das vezes animais que sofreram maus-tratos e que após um período de reabilitação podem ser adotados. 

Afirma, ainda a AFAMA que está consciente de que sem uma intervenção urgente e legal por parte das entidades públicas locais e em cujo processo a AFAMA já manifestou a sua inteira disponibilidade para colaborar, não é possível combater o aumento do abandono dos animais que ocorre por toda a ilha colocando em risco a segurança e saúde das pessoas e dos animais. 

Como nota final, a AFAMA manifesta a sua perda de confiança na autarquia e nos seus responsáveis, tendo em conta que, os princípios orientadores daquela associação, de garantia da salvaguarda dos animais e de apenas ser correto realizar, por parte dos municípios, o abate só em casos extremos, não se coadunam com este tipo de atuações. 

O CADEP-CN e Amigos dos Açores- Santa Maria Maria, manifestam a sua solidariedade para com a AFAMA e concordância com as declarações e posições tomadas em prol da defesa dos direitos dos animais e do cumprimento escrupuloso da lei por parte de um entidade pública, que deveria dar o exemplo, nessa matéria. 

* José Andrade Melo, CADEP-CN, Sta Maria

   Fonte consultada: AFAMA

Sem comentários: