Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


25 de junho de 2012

CONCURSO “À PROCURA DE ÁRVORES NOTÁVEIS DOS AÇORES”

CADEP-CN CANDIDATA  UM NOTÁVEL AZEVINHO
DE SANTA MARIA
-
O desafio “À procura das Árvores Notáveis dos Açores” - organizado pela Direcção Regional dos Recursos Florestais (DRRF) tem como objetivo geral valorizar a floresta dos Açores e, especificamente,  destacar as espécies arbóreas mais emblemáticas de cada uma das ilhas.

 O desafio dessa “procura” foi aberto à participação das escolas e/ou grupos ambientais com ação escolar convidando-as a realizar pesquisas, questionamento a pessoas e batidas de campo, visando a identificação de uma árvore notável, na localidade associada à escola.

Uma vez selecionada uma árvore considerada distinta, a candidatura exige o preenchimento de um formulário onde se expressa a descrição biológica da espécie e o justificativo da escolha, nomeadamente o seu valor patrimonial, importância para a memória colectiva das populações, raridade, imponência do exemplar, sua mais-valia atrativa ou outro motivo relevante.

Da candidatura também faz parte a apresentação de fotos com alta definição da árvore isolada, de pormenores da folha, da flor e do fruto, e dos jovens proponentes junto do exemplar.

Um grupo de alunos da Escola de Almagreira inscritos no CADEP-CN (alguns de Santa Bárbara), depois de alguma trabalho de campo e de consultas na internet, apresentaram a candidatura de um exuberante azevinho, situado no lugar do Arrebentão.


Aqui fica um resumo do texto de apresentação do exemplar e justificativo da sua notabilidade:

“O Azevinho é um endemismo arbóreo dos Açores, que compõe a Laurissilva Azórica destacando-se a “nossa árvore”, por se apresentar exposta, quase isolada, e junto a um talude de estrada, perto do Miradouro da Pedra Rija, chamando à atenção dos transeuntes (turistas e residentes) pela diferença em relação às outras árvores circundantes,  beleza da sua folhagem e frutos redondos e vermelhos. Para além desta relevância de atratividade este Azevinho , apresenta, como que em exposição, uma das belas árvores do património natural genético dos Açores, configurando-se esta o exemplo melhor “desenhado” (geometria e exuberância da copa) e de maior porte que conhecemos na ilha de Santa Maria. 

É SEM DÚVIDA UMA ÁRVORE QUE – DENTRO DA ESPÉCIE -- SE DESTACA NA ILHA DE SANTA MARIA, PELO PATRIMÓNIO QUE CONSTITUI, ATRATIVIDADE, VALOR ECO-TURÍSTICO E DIDÁTICO, ASSOCIADOS À IMPONÊNCIA  e ESTÉTICA GLOBAL QUE PATENTEIA, PRIVILEGIADOS NA SUA ACESSIBILIDADE DE VISUALIZAÇÃO.” 

Depois da apresentação da candidatura que terminou em 30 de maio, no passado dia 14 de junho teve lugar a vistoria técnica, para registo da georeferenciação, medição da altura, do diâmetro do tronco e da copa, assim como avaliar da idade do exemplar. 

Os documentos da candidatura, junto com estes dados técnicos serão enviadoa ao Júri Regional, que depois deciderá quanto à consideração do “nosso azevinho” como árvore notável.

Recordamos que, no ano passado, foram consideradas árvores notáveis de Santa Maria, um eucalipto histório, com uma espessura de tronco única nos Açores, existente na Quinta dos Arrudas em Almagreira e uma imponente araucária, localizado em Santo Espírito. 

Este concurso para além da observância do objetivo eco-pedagógico de sensibilizar os alunos para a importância da preservação da floresta e destas destas àrvores notáveis, em particular, cumpre o currículo regional, na tomada de conhecimento do património e riqueza da da riqueza botânica da sua localidade e da ilha, despertando neles diferentes sensibilidades, que os tornem mais atentos e intervenientes ao ambiente em geral, concretizando-se assim a verdadeira educação para o desenvolvimento sustentável. 

Para a DRRF, possibilita a identificação de alguns exemplares de interesse público para classificação. 

   José Andrade Melo
   Docente e coordenador do CADEP-CN*
   *(Clube dos Amigos e Defensores do Património-Cultural e Natural)

Sem comentários: