Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


26 de junho de 2012

MOVIMENTO "REDE AÇORES PRO BIO" ABRANGE SANTA MARIA

AGRICULTURA BIOLÓGICA
 “POTENCIAL A DESENVOLVER NOS AÇORES” 

Agricultura biológica (Horta familiar J.Melo)
“Conhecer globalmente para agir localmente. Uma Região, nove ilhas. Cooperativamente, promovendo a produção, a comercialização e o consumo de produtos biológicos.” (Dr. José Medeiros, criador do movimento) 

Neste arranque, a “Rede Pro Açores Bio” visa dar a conhecer os produtores ativos em agricultura biológica nos Açores e contribuir para potenciar o seu desenvolvimento através da partilha de conhecimentos  

Como começou a “Rede Pro Açores Bio? 

 Na sequência de uma notícia sobre a discussão da percentagem de produtos biológicos que as cantinas das escolas e dos hospitais devem utilizar e no seguimento de um email enviado pelo Dr. Victor Medina da Gê-Questa (ilha Terceira) acerca da situação de desenvolvimento da agricultura biológica na ilha da Madeira, de imediato ocorreu ao Dr. Pedro Medeiros que a inevitável fragmentação geográfica dos Açores impõe um défice de "massa crítica" que é necessária para impulsionar e desenvolver a agricultura biológica nos Açores. 
Agricultura Biológica (Horta familiar J.Melo)

 No próprio momento surge a ideia de uma Rede regional que coloque em contacto produtores, indústria e comércio no sector da agricultura biológica nos Açores. 

 Pedro Medeiros apresenta a ideia do projeto ao grupo de produtores biológicos de que faz parte na Cooperativa de Agricultores da ilha do Faial e ao Dr. Victor Medina da Terceira. Recebendo mensagens de incentivo, decide avançar com um blog, uma página Web e um grupo no Facebook em maio de 2012. Iniciaram-se os contactos em várias ilhas. Aderiram de imediato e assumiram a representação  o Dr. Victor Medina, na ilha Terceira,  o Dr. Teófilo Braga em S. Miguel, o Dr. Eduardo Guimarães em S. Jorge, o Dr. Florimundo Soares nas Flores e o Dr. José Melo em Santa Maria. 


 O entusiasmo que acompanhou a ideia inicial é o entusiasmo com que integramos cada novo membro. É o entusiasmo com que partilhamos. 

Os instrumentos da “Rede Pro Açores Bio”: 

 Site e Blog:


 Google Groups (plataforma de email):


 Página no Facebook:


Adira à prática da agricultura biológica e faça parte desta Rede. Se já faz alguma prática, contate o representante em cada uma das ilhas, para podermos divulgar e partilhar informações e experiências. 

 Trabalhamos com a confiança e a convicção de que estamos apenas no começo de um princípio que se auspicia de promissora qualidade. 

In: “Rede Pro Açores Bio

Sem comentários: