Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


26 de junho de 2012

SOLTRÓPICO LANÇA GUIA DOS AÇORES E DEIXA DE FORA SANTA MARIA

“SÓ ALGUMAS PARTES NÃO CONSTITUEM O TODO” 

A Ambitur noticia que o operador turístico Soltrópico acaba de editar um guia de 20 páginas que se diz “inteiramente dedicado ao arquipélago dos Açores”, o que não é verdade em plenitude, pois esquece as ilhas mais pequenas, como se não fizessem parte daquele arquipélago.  
Santa Maria, "A ilha diferente"

Ao esquecer-se das ilhas das Flores, Corvo, Graciosa e Santa Maria, o Soltrópico não está a prestar um bom serviço, pois está a negligenciar as riquezas e belezas singulares destas terras, que não se encontram nas restantes, como é o caso do património geológico e geomorfológico de Santa Maria e da sua arquitetura típica, por exemplo, sem falar dos seus famosos eventos musicais. 

Disponível em versão online no site do Soltrópico e versão impressa nas agências de viagens de todo o país, o Guia denominado – erradamente --  “Açores 2012”, disponibiliza informação completa sobre as ilhas, de S.Miguel, Terceira, Faial, S.Jorge e Pico,  contendo locais a visitar e eventos mais marcantes. 
Trilho no Barreiro da Faneca
(Paisagem Protegida única nos Açores)

-
Expressa, ainda a Ambitur que o operador turístico Soltrópico preparou vários programas para conhecer melhor esta região em família, a dois ou com amigos, o que não é literalmente aceite, porquanto, “só algumas partes não constituem o todo”, e garantidamente, poderemos afirmar que quem não visita as ilhas pequenas e tão diferentes como Santa Maria, não terá um conhecimento amplo dos Açores. 
 -
É uma situação a ser corrigida, defendendo o CADEP-CN que as entidades regionais e locais, deverão convidar a Soltrópico a visitar Santa Maria, para constatar da diferença de que falamos, persuadindo/estimulando a desenvolver a sua ação com a abrangência arquipelágica, que se requer. 

 O guia “Açores 2012” foi distribuído em todas as agências de viagens do país juntamente com a revista Soltrópico nº 8, sendo lamentável que Santa Maria tenha ficado no obscurantismo desta excelente promoção. 

*José Andrade Melo
CADEP-CN (Clube dos Amigos e Defensores do Património-Cultural e Natural de Sta Maria)
 ----------------------------------------------------------

* Ver o “Guia Açores 2012” em: http://issuu.com/soltropico/docs/suplemento_acores/1


Sem comentários: