Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


9 de julho de 2012

CHAMA-LHE NOMES!

PARA CONHECER MELHOR OS BICHOS DOS AÇORES 

O Grupo de Biodiversidade dos Açores, da Universidade dos Açores tem entre mãos o projeto "Chama-lhe nomes" que visa incentivar o público em geral a participar no "batismo" de espécies endémicas.

Este conta com vários parceiros como os Amigos dos Açores - Associação Ecológica a Associação Os Montanheiros, Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, Museu Carlos Machado e o Centro de Ciência Expolab. 

No arquipélago dos Açores há seres vivos que não existem em mais nenhuma parte do mundo e que por isso se diz que são endémicos dos Açores. Santa Maria, para além de espécies endémicas dos Açores, ou seja, que existem em mais do que uma ilha, ainda tem espécies endémicas da própria ilha, nomeadamente no Pico Alto, com relevo para  os gastrópodes e artrópodes de solo.  

 Muitos dos insetos endémicos dos Açores não têm nomes comuns e o Grupo de Biodiversidade dos Açores gostaria da vossa ajuda para lhes encontrar um! 

A IMPORTÂNCIA DE UM NOME CIENTÍFICO E POPULAR 

Coleção de insetos do Senhor Pombo
 (Foto: J.Melo, 1998)
Quando é descrita cientificamente, uma espécie recebe um nome único, formado por duas palavras em latim, seguidas pelo nome do(s) cientista(s) que a descreveram e da data de descrição. Por exemplo, "Hipparchia azorina Strecker, 1899" é uma espécie de borboleta descrita em 1899 pelo cientista Hermann Strecker e “Tarphius pomboi Borges, 1991” é uma espécie de escaravelho (coleóptero), descoberto pelo naturalista mariense Dalberto Teixeira Pombo e confirmado pelo cientista Paulo Borges, em 1991. 

No dia a dia não dá jeito usar os nomes científicos das espécies e seria melhor conseguir reconhecê-las por um nome comum. Infelizmente existem poucos nomes comuns para insetos e é aqui que precisam da sua ajuda: 

Se é bom observador? Se é criativo? Tem jeito para nomes? 

Então arranje um nome para um bicho e habilite-se a entrar para a história! 

Se gostaria de ver o seu nome entrar para a História Natural dos Açores ajude-lhes a escolher nomes comuns para as espécies de insetos endémicos indicados na página de Facebook "Chame-lhe nomes" (www.facebook.com/pages/Chama-lhe-Nomes/208455489271811) e o seu nome aparecerá no Portal da Biodiversidade dos Açores (www.azoresbioportal.angra.uac.pt). 

* José Andrade Melo
   CADEP-CN e Amigos dos Açores, Sta Maria
   Fonte consultada: Bioportal da UAç.  

Sem comentários: