Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


9 de julho de 2012

COMO SUBSTITUIR A PALAVRA "EXPLORAR" ?

Herdámos ilhas com uma natureza fantástica. É verdade que no passado muito se alterou e destruiu. Mas ainda estamos a tempo de legar aos nossos descentes  ilhas ambientalmente sustentáveis, com o trunfo turístico que isso constitui.

Qual o sentido de se aplicar herbicidas sistematicamente nos caminhos públicos?

No Alentejo faz sentido a erva aparecer seca. Nos Açores é suposto a erva ser verde e crescer. Os herbicidas contêm moléculas sintéticas estabilizadas que permanecem muito tempo no ambiente e que  podem entrar na cadeia alimentar chegando aos seres humanos.


Recordo-me das conversas com os estrangeiros que vivem no Faial e de como se admiram com a facilidade com que se adquirem herbicidas nos Açores. Das conversas com os operadores turísticos e de falarem como os turistas se admiram de ver aplicar herbicidas. Da facilidade com que se aplicam herbicidas nos locais públicos, por onde os nossos filhos brincam e passeiam.

Não basta explorarmos a suposta natureza intacta em que vivemos, teremos que perceber o que podemos e devemos fazer para que assim continue a ser. Um local aprazível para se viver, com saúde, e para receber turístas que procuram um local genuíno para descançar.

Um desenvolvimento sustentável pressupõe deixar de explorar e passarmos a gerir, mantendo a qualidade a que estamos habituados nos Açores. Não quero ter uma "exploração" agrícola, mas sim uma produção agrícola integrada num ambiente equilibrado e que permita a viabilidade da qualidade de vidas dos nossos filhos.

Nesse sentido, a partilha de conhecimento sobre agricultura biológica e sustentabilidade é um contributo para que todos possamos fazer melhor. Como substituir a palavra "explorar" pela palavra gerir? Na "palavra" e na "acção"! Quantas vezes perdemos oportunidades por não as agarrarmos? O presente nos Açores pode ser uma oportunidade para o futuro.

* Por Pedro Medeiros
  In "Rede Açores Pro Bio"

Sem comentários: