Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


3 de julho de 2012

DISJUNÇÕES PRISMÁTICAS DA RIBEIRA DO MALOÁS (DESCRIÇÃO)

CONHEÇA ESTE GEOSSÍTIO SINGULAR DE SANTA MARIA
--
Pavimento do leito da R.Maloás (Foto: J.Melo)
A Ribeira do Maloás, situada no lugar da Piedade-Malbusca (Santo Espírito) sobre  fundo de basalto apresentando um pavimento de superfície poligonal do tipo “Calçada de Gigante”. 
-
 Esta ribeira tornou-se famosa pela compleição da sua pequena queda de água que expõe uma das mais belas formações com que a atividade vulcânica presenteou a ilha de Santa Maria e os Açores.
Cascata da R.Maloás (Foto: J.Melo)

-
A cascata, com cerca de 15 a 20 m de altura,  situada a cerca de 220 da foz da ribeira ostenta um extenso afloramento de uma disjunção prismática, ou colunar, em escoada lávica basáltica subaérea pertencente ao Complexo do Pico Alto. 
-
Embora existam outras formações do género noutras ilhas dos Açores, nomeadamente a “Rocha do Bordões” nas Flores, as mesmas não permitem uma proximidade e ângulos de visão tão facilitados e díspares como as Disjunções Prismáticas da Ribeira do Maloás, permitindo uma fruição muito particular e captação de imagens extraordinárias. 
-
Turistas visitam a R.Maloás (Foto J.Melo)

É um património geológico e elevado interesse didático e turístico.

-

 A formação de disjunção colunar em rochas vulcânicas é um assunto que suscita alguma controvérsia, em especial no que diz respeito à sua génese e desenvolvimento da morfologia. Porém, parece ser consensual que a causa da disjunção colunar se  relaciona com a contração térmica da lava provocada pelo seu arrefecimento. 
-
A disjunção prismática da Ribeira de Maloás é também um dos 5 geossítios prioritários do Geoparque Açores, na ilha de Santa Maria.
-
* José Andrade Melo
   Fonte consultadas: SIARAM e "Bio e Geo Conservação"

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bem meu amigo, começam a ser muitos a tentar colocar Santa Maria no mapa com o que tem de melhor. Continua o excelente trabalho...
Um abraço
Arnaldo Moura

José Andrade Melo disse...

Muito obrigado pela atenção e suas palavras simpáticas. Retornando-as à sua pessoa de forma enfática, em virtude do trabalho que desenvolves para Santa Maria estar sempre "presente", valorizando o seu melhor "passado", em pespetiva de um melhor "futuro", que todos auspiciamos. Bem- aajas e obrigado.