Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


10 de setembro de 2012

GEOPARQUE AÇORES PODE SER CLASSIFICADO PELA UNESCO ESTE MÊS

Uma boa notícia, mas infelizmente se esqueceu de mencionar as características únicas da geologia e geomorfologia Açórica, existentes em Santa Maria, tais como as Pillow lavas da Pedreira do Campo, as disjunções colunares da Ribeira do Maloás (proximidade, acessibilidade, ângulos diversos de visão, riqueza cénica, didática e turística...), o singular Poço da Pedreira, assim como os fósseis marinhos de milhões de anos, únicos nos Açores (embora estes não tivessem feito parte da candidatura, quiçá por razões de conservação?), Barreiro da Faneca e da Piedade...
 -
"Os avaliadores ficaram visivelmente impressionados pela positiva com o que existe na região e com o trabalho realizado", afirmou João Carlos Nunes, coordenador científico do Geoparque Açores, em declarações à Lusa, manifestando esperança na aprovação da candidatura açoriana durante o Congresso da Rede Europeia de Geoparques, que decorre entre 19 a 21 de setembro, em Arouca.
-
João Carlos Nunes frisou que a delegação dos Açores, composta por cinco pessoas, vai para esta reunião internacional "com boas expetativas", salientando que a região apresentou uma "candidatura forte", afirmando-se o o Geoparque Açores, único no mundo por ter 121 geossítios espalhados por nove ilhas.
--
A candidatura do Geoparque Açores à Rede Europeia de Geoparques foi apresentada em novembro de 2011, tendo a missão de avaliação estado no arquipélago em julho deste ano.
O coordenador científico do Geoparque Açores destacou as suas "características inéditas" a nível mundial, com locais "ímpares" do ponto de vista da geologia, cuja preservação importa assegurar, como o vulcão dos Capelinhos (Horta), a montanha do Pico, o Algar do Carvão (Terceira), a Furna do Enxofre (Graciosa), o Caldeirão do Corvo, as Fajãs de S. Jorge ou a Rocha dos Bordões (Flores).

-
Nesse sentido, O Geoparque Açores, subordinado ao tema `Nove Ilhas - Um Geoparque`, pretende proporcionar uma viagem pelo património geológico do arquipélago, que possui uma paisagem marcada por rochas, relevos e estruturas originadas por erupções vulcânicas.
-
Entre a imensa variedade geológica, que abrange um período que começou há milhões de anos e vem até à atualidade, estão locais como caldeiras, campos lávicos ou cordilheiras vulcânicas.
-
João Carlos Nunes destacou, por isso, a mais-valia da adesão dos Açores a esta rede, salientando que ela permitirá que o arquipélago passe a integrar "um clube com 50 geoparques dispersos pela Europa e quase 90 no mundo", numa espécie de "montra" que divulga cada um destes espaços.
-
O Geoparque Açores tem ainda, segundo este especialista, uma valência de geoconservação e outra de educação para cidadania e respeito ambiental, frisando que a integração nesta rede europeia implica "novas responsabilidades".
-
Caso se confirme a adesão do Geoparque Açores à rede europeia, ela será válida por quatro anos, decorrendo uma nova avaliação ao fim desse período.
-
Os geoparques que integram a rede europeia fazem também parte de uma rede mundial de geoparques patrocinada pela UNESCO.
-
Fonte: Lusa,10 Set. 2012
 

Sem comentários: