Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


9 de setembro de 2012

MISSÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL PASSA PELO MAR DOS AÇORES

Uma missão científica apoiada pela NASA, com passagem pelos Açores, vai investigar de que forma as variações da salinidade do Atlântico se relacionam com as alterações dos padrões de chuva em todo o mundo, noticiou a agência Efe. 

Formigas (Foto: Ricardo Cordeiro)
A missão parte hoje, num navio, de Massachusetts, nos Estados Unidos, e termina a 09 de outubro nos Açores. 
A bordo do "Knorr" seguem instrumentos que recolherão dados a partir dos quais serão avaliadas as medições de salinidade do Oceano Atlântico feitas do Espaço, desde agosto do ano passado, pelo aparelho da NASA "Aquarius". 
Uma equipa de cientistas navegará até um ponto conhecido como o de máxima salinidade superficial, entre as Bahamas e a costa Oeste de África, onde colocará os instrumentos que vão medir a salinidade, a temperatura e outras variáveis, antes de partir para águas açorianas. 
Segundo a agência espacial norte-americana, os cientistas terão nova informação que "ajudará a compreender um dos efeitos mais preocupantes das alterações climáticas: a aceleração do ciclo da água na Terra". 
A NASA esclarece em comunicado que, à medida que as temperaturas globais sobem, aumenta a evaporação da água, o que altera a frequência, a intensidade e a distribuição da chuva em todo o planeta, tendo "implicações a longo prazo na vida na Terra". 
A investigação a bordo do "Knorr" é parte de uma missão de vários anos, denominada "Estudo Regional dos Processos de Salinidade no Oceano Superficial", que instalará múltiplos instrumentos de medição em diferentes regiões atlânticas. 

Fonte consultada: Lusa/fim 

Sem comentários: