Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


11 de novembro de 2012

A ORIGEM DOS NOME "AÇORES" ASSOCIADA AO NOSSO ARQUIPÉLAGO

OS "AÇORES" DEVERIAM CHAMAR-SE "ARQUIPÉLAGO DOS CAGARROS" ?
-
(Ver, no fim, vídeo de José Hermano Saraiva, sobre a especulação "Açores" associada ao nosso arquipélago)
-
Sobre a denominação "Açores"  atribuida ao arquipélago Português, com o mesmo nome, muitas teorias e especulações tem havido.
 -
O que se torna evidente é que nestes espaços territoriais rodeados por mar e realtivamente afastados do continente europeu, é que nunca ocorreram as aves "açores", sendo também descabida a teoria de que os primeiros navegadores avistaram muitos milhafres e os terão confundido com açores, e assim o relataram ao rei. Na verdade, dadas as características ecológicas dos milhafres, eles nem sequer se apresentam em bandos, nem haveria em grande quantidade à época dos descobrimentos, pois, allimentando-se primordialmente de ratos e coelhos, à época nem os havia nas ilhas.
 -


Será que, à distância, terão confundido, os cagarros com açores, e não com os milhafres com açores, como, ainda hoje é aventado?
 -
O que acredito piamente é que avistaram várias jangadas de cagarros pousadas no mar e a voarem nos mar juntos das ilhas, pois estas aves, seguramente, já ocorriam no arquipélago naquele tempo, eram largas centenas de milhares, porque não havia predação nem iluminação, e cientificamente está provado que os hábitos de nidificarem por cá são ancestrais, constituindo, ainda hoje,  mais de 70% a população mundial da sub-espécie Calonetris diomedea brealis, que aporta aos Açores.
 -
Se ao nosso arquipélago, em rigor, tivesse que ser dado o nome de uma ave seria justamente "O Arquipélago dos Cagarros".
 -
Mas se não havia açores nas ilhas, nem sequer a possibilidade de avistamento em bandos de outras rapinas semelhantes, de onde terá vindo a associação da denominação histórica de "Açores" com o nosso arquipélago?
 -
Abaixo, apresenta-se um documentário, com mais mais uma teoria de José Hermano Saraiva, sobre a temática.
 -
 Depois é só escolher? :)
 Cá eu se pudesse "refundar a história", chamaria "Arquipélago dos Cagarros".:)
E assim seriamos conhecidos pelo que, verdadeiramente, temos e que nos orgulha de proteger através da exemplar e maior ação cívico-ambiental da região: "Campanha SOS-Cagarro".
 -

1 comentário:

José Carlos Gomes dos Santos disse...

Concordo que continue a chamar-se "Açores",mas como uma derivação da palavra "azores", em italiano antigo, que significa "azuis". Assim, a bandeira dos Açores deveria ser alterada.