Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


12 de novembro de 2012

EM HOMENAGEM AO ESCRITOR MANUEL ANTÓNIO PINA

RECORDO UM TEXTO QUE DÁ QUE PENSAR SOBRE O GRAU CIVILIZACIONAL E CULTURAL DE PORTUGAL QUE DÁ VIVAS À TORTURA E À MORTE
-
Manuel António Pina, falecido em outubro passado, era reconhecido como um dos melhores cronistas de língua portuguesa.
-
Manuel António Pina, 68 anos, nasceu no Sabugal em 1943, e licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra. Para além de poeta foi também um consagrado autor de literatura infanto-juvenil, tradutor, professor e cronista. Ao longo de mais de 30 anos foi colunista do Jornal de Notícias, onde começou a trabalhar em 1971. A sua obra está publicada em Espanha, França, Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Croácia, Bulgária, Rússia e Estados Unidos. 

Abaixo recordo um texto seu, no qual me revejo inteiramente, sobre, o que se valoriza na política cultural em Portugal, fazendo jorrar milhões de euros do erário público para, cruéis práticas que torturam animais, desrespeitam a vida e envergonham Portugal. 
-
VIVAS À MORTE! 

 (Por Manuel António Pina. In JORNAL DE NOTÍCIAS, 23 de Fevereiro de 2010.
-
Só nos faltava esta: uma ministra da Cultura para quem divertir-se com o sofrimento e morte de animais é... cultura. Anote-se o seu nome, porque ele ficará nos anais das costas largas que a "cultura" tinha no século XXI em Portugal: Gabriela Canavilhas. É esse o nome que assina o ominoso despacho publicado ontem no DR criando uma "Secção de Tauromaquia" no Conselho Nacional de Cultura. Ninguém se espante se, a seguir, vier uma "Secção de Lutas de Cães" ou mesmo, quem sabe?, uma de "Mutilação Genital Feminina", outras respeitáveis tradições culturais que, como a tauromaquia, há que "dignificar". 

O património arquitectónico cai aos bocados? A ministra foi ali ao lado "dignificar" as touradas. O património arqueológico degrada-se? Chove nos museus, não há pessoal, visitantes ainda menos? O teatro, o cinema, a dança, morrem à míngua? Os jovens não lêem? As artes estiolam? A ministra foi aos touros e grita "olés" e pede orelhas e sangue no Campo Pequeno. Diz-se que Canavilhas toca piano. Provavelmente também fala Francês. E houve quem tenha julgado que isso basta para se ser ministro da Cultura...

Sem comentários: