Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


9 de dezembro de 2012

ATITUDES CRUEIS QUE ENVERGONHAM SANTA MARIA


A CRUELDADE DO ABANDONO DE ANIMAIS REPETIU-SE ESTA SEMANA 

Está chegada à hora da “tolerância zero”, da obrigação cívica das denúncias e das punições firmes! 

Ontem, quando fomos fazer voluntariado no CAMAC de Vila do porto, soubemos que 5 cães de caça foram encontrados abandonados junto às antigas oficinas da Câmara Municipal, amarrados às grades da vedação. Esta crueldade, que desrespeita e atenta contra a vida dos animais e envergonha Santa Maria e o seu povo, terá que ter “tolerância zero”, por parte das autoridades, e na apresentação de denúncias por parte dos cidadãos responsáveis da  nossa ilha.  

Os animais, depois de recolhidos, foram levados para o CAMAC (Centro de Acolhimento Municipal de Animais de Companhia), tendo, posteriormente, sido chamado o veterinário para ver o estado de saúde deles e verificar se tinham chip, para identificar os donos. Os animais não estavam identificados nem registados, pelo que não se poderá punir esse grave ato, se não houver provas testemunhais de quem eram os cães.

-
Felizmente, que numa reunião tida com o Senhor Presidente e Vice-Presidente da Câmara, há dois adias, foi aceite a proposta do CADEP-CN, em fazer-se uma reunião com todas as partes responsáveis pela “Questão animal” em Santa Maria (Autarquias, SEPNA da GNR, Direção de Veterinária - representada pelos Serviços Agrários - e Associação de Proteção Animal), no sentido de se consentar estratégias, balizadas pela lei e nos respeito dos animais, para captura dos cães errantes; fazer-se um combate forte ao abandono de animais; partir-se para a realização de campanhas de identificação e registo massivo dos  caninos da ilha e de esterilizações, a fim de se fazer cumprir a lei das identificações e um controlo populacional eficaz. 

Nesse urgente e obrigatório desiderato, todos em sinergia e cada parte, individualmente,  terão de cumprir as suas competência legislativas, para se resolver este grave problema dos crueis abandonos em Santa Maria, cuja impunidade passa muito pelo incumprimento dos registos obrigatórios dos animais. 

Quem não pode ter animais, porque não dispõe das condições financeiras e logísticas para lhes proporcionar uma boa qualidade de vida, e cumprir os preceituados legislativos obrigatórios para serem dententores, que tenha a responsabilidade cívica, a  honestidade e o “humanismo” de os não ter. Por outro lado, se já tem, um ou mais animais, e não pode nem quer aumentar essa quantidade, que tenha a responsabilidade de esterilizar as cadelinhas, para não criar sofrimento às crias indesejadas, nem provocar problemas socias, de insegurança, prejuizos a terceiros, de saúde pública e de má imagem da ilha, na consequência dos abandonos. 

Repetimos que é para essa gente irresponsável e sem escrúpulos, que deverão ser cerradas fileiras de hostilidade e de “raivas” e não para os pobres animais, que são vítimas das suas crueldades e irresponsabilidades, e que, na maior parte dos casos, acabam por aí a levar pontapés de uns e de outros e acabam setenciados de morte. 

Reitero que sou adepto da pedagogia e da sensibilização, e essa tem sido a atuação dirária do CADEP-CN, junto dos jovens e da comunidade,  mas para certo tipo de gente, como a que abandonou estes cinco animais, é preciso “doer para aprender”, com tolerância zero. 

Aqui fazemos novamente um apelo a todos os marienses de bem e com responsabilização cívica: 

- Coloquem o chip de identificação e façam o registo obrigatório dos seus animais nas juntas de freguesia;

- Façam a esterilização das suas cadelinhas;

- Denunciem ao SEPNA da GNR ou comuniquem ao CADEP-CN situações de maus-tratos ou abandono de animais por parte de vizinhos ou outros (canis muito cheios, agressões, falta e alimentação e/ou água, etc).

O seu anonimato será garantido! 

Muitas pessoas se dizem amigas dos animais e criticam com indignação estas situações abomináveis e criminosas que aqui reportamos, mas não bastam palavras; são necessárias atitudes concretas, pois quem sabe das situações e não denuncia está a ser conivente. 

 Já dizia Luther King: 

 “O que é mais me preocupa não é a crueldade dos maus, pois desses mais não se espera, mas sim o silêncio dos bons, de quem a verdade e a justiça são esperadas” 

    José Melo

   CADEP-CN*

   (* Clube dos Amigos e Defensores do Património-Cultural e Natural) 

Sem comentários: