Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


16 de dezembro de 2012

DESCEU DE “CAVALO PARA BURRO” MAS TEVE DESTAQUE EM JORNAL REGIONAL :))

“O CASO DO CAVALO QUE FOI ENVOLVIDO EM FIOS ELÉTRICOS” EM S.PEDRO
-
A  autoridades foram atuantes e mostraram que a lei de proteção dos animais não existe só para estar no papel, mas para ser cumprida.
--

Desejamos que esta punição seja um exemplo para a “tolerância zero”, que deve ser tida para com os atos cruéis e degradantes que são os abandonos de cães na ilha - a situação mais problemática que temos por cá -- com as graves consequências que todos já sabemos, cujas coimas são de 3 472 euros.
-
O CADEP-CN é adepto da sensibilização e da pedagogia junto dos jovens e da comunidade mariense em geral, e isso faz, regularmente, no Facebook e aqui no Naturmariense, mas como os abandonos, cruel, cobarde  e vergonhosamante, continuam, estando o CAMAC praticamente cheio, não obstante a promoção diária de adoções que fazemos,  “para quem não quer aprender,  vais ser preciso doer”.
 ---
In Açoriano Oriental, 14-12-12
 

4 comentários:

Ana Loura disse...

O que eu acho estranho é ter estado na Ilha um elemento da SEPNA de São Miguel em missão de fiscalização e os cães que foram abandonados à porta do Canil não serem portadores de chips. Os caçadores não estão abrangidos pela Lei?
Abraço

Rui Silva disse...

Cara Ana,
Se essa pergunta não foi irónica, deixo assim e a outras pessoas que queiram consultar ou divulgar um pdf que explica o registo e a colocação do chip. A questão que se põe é: os cães eram usados para caça ou companhia (se tiverem registo para algum destes objectivos) e se nasceram antes de junho de 2008?
Cumprimentos

https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=6&cad=rja&ved=0CFUQFjAF&url=http%3A%2F%2Fwww.jf-covadapiedade.pt%2Fupload%2FDetencaoCanideoRequisitosGerais.pdf&ei=_y7PUMmqHIW7hAfol4GACA&usg=AFQjCNHfTUwYkbQQat6HiFC42L5tmvPUbQ&bvm=bv.1355325884,d.ZG4

José Andrade Melo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Andrade Melo disse...

Olá amiga Ana Loura
É evidente que os caçadores, assim como os que o não são, na qualidade da sua assumção de “detentores de animais", como dever de cidadania e de exigência legislativa são obrigados a colocarem o micro-chip e a fazerem os registos, mas, infelizmente, há os não cumpridores da parte de muitos cidadãos não caçadores e de alguns destes - os ditos furtivos. Esses, envergonham todos os outros, que honram os compromissos éticos e legislativos para com os seus animais, devendo ser denunciados e não protegidos, nem encobertos a bem, sobretudo dos animais e do bom nome de todos. O que nunca deverá ser feito e não faremos é tomar a árvore pela floresta.
Aproveito para dar a boa notícia de que três pessoas que praticam caça, após saberem do sucedido, dirigiram-se ao CAMAC, criticaram esta situação cruel e adotaram três dos ditos cães, estando nesta altura lá só uma cadelinha de caça, dos 5 que foram abandonados, e classificados dessa “categoria” pelo veterinário, com corroboração de alguns caçadores.
Cumprimentos, obrigado pelo interesse e elevada sensibilidade para com estas nobres causas do bem-estar animal e respeito pela vida.
Bom Natal.