Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


9 de fevereiro de 2013

CASA RURAL MARIENSE- EX-LÍBRIS QUE URGE PRESERVAR, ANTES QUE SEJA TARDE

"CONHECER PARA PROTEGER"

Caracterização sumária: A frente da casa, com uma porta e duas janelas, e teto de quatro águas, com telha de canudo feita com barro de Santa Maria, e ainda o balcão, quase em toda a extensão da frente, exceto quando a casa tem uma “loja” de arrumações, no piso térreo. Pelo lado de trás, o forno de pão encimado pela chaminé dos dois formatos característicos: o prismático - «Chaminé de Mãos postas», de forma retangular e tido como o mais antigo, e o cilíndrico - “chaminé de vapor”, de forma redonda, assente numa pirâmide truncada e com um remate pontiagudo; considerado, pela sua singularidade e elegância, um ex-líbris de marca/imagem cultural de Santa Maria, não obstante ser mais recente.

Por cada freguesia da ilha, há uma diferente coloração das “vistas” que no caso de Santa Bárbara é o “azul anil”, por ter sido a anilina  mais barata do mercado e por isso mais acessível à bolsa das famílias, que viviam unicamente da agricultura de subsistência.

- Texto de José Melo, CADEP-CN*
   * Clube dos Amigos e Defensores do Património-Cultural e Natural de Sta Maria

Sem comentários: