Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


14 de fevereiro de 2013

“TOLERÂNCIA ZER AO ABANDONO DE ANIMAIS EM SANTA MARIA!”

 O abandono de animais, que ainda acontecem na nossa ilha, são atos cruéis e degradantes, que devem ser veementemente combatidos sem complacências, pois daí decorrem graves consequências como o sofrimento dos próprios animais vitimados por essa irresponsabilidade, a má imagem que dá à ilha e ao seu povo, e os graves perigos que poderão advir para a saúde pública e segurança de pessoas e de outros animais, como, infelizmente, tem acontecido com vários ovinos e aves de capoeira, acarretando avultadas perdas para os seus donos, situação que tem que acabar. 


Por detrás dos abandonos, há sempre a incúria e a irresponsabilidade de pessoas sem escrúpulos, devendo ser sobre elas que as autoridades e a pressão crítica social deverá cerrar fileiras, trabalhando-se, em sinergia, a montante do problema, em base de prevenção, evitando-se as consequências gravosas aludidas. 

As campanhas de esterilização e de identificação também são urgentes em Santa Maria, pelas razões já explicadas, sendo esta última fundamental na identificação do detentor do animal, em caso de abandono, em vista a receber a punição condizente com a sua maldade, e ser chamado à responsabilidade por eventuais danos causados em consequência, dessa crueldade e enorme irresponsabilidade. Aqui as juntas de freguesia terão que assumir as suas competências nesta matéria, pois, além de lhes ser exigido por lei, são os mais profundos conhecedores dos seus fregueses que são detentores de animais, podendo sempre contar com a colaboração do CADEP-CN e Grupo pelo Bem-Estar Animal dos Amigos dos Açores,  e ação pronta do SEPNA da GNR. 

Somos adeptos da informação e da pedagogia e isso fazemos todos os dias,  em parceria estreita com a Câmara Muncipal, o CAMAC e o SEPNA da GNR, mas para quem não tem percebido as mensagens até agora ao bem, terá que “doer”, tendo chegado à altura da “tolerância zero”! 

Relembramos que o Decreto-Lei n.º 26/2012, de 12 de dezembro, estipula algumas normas de proteção aos animais de companhia, designadamente quanto ao seu abandono, plasmando que este ato cruel e irresponsável constitui contra-ordenação, nos termos do artigo 68.º do mesmo diploma legal, punível com coima de montante mínimo de € 500 e máximo de € 3.740 euros. 

Porque estão em causa vidas, que sofrem e sentem como você ou seus filhos, acabou o tempo de complacências perante o “crime” do abandono, devendo todas as entidades e os cidadãos  responsáveis e de bem, combater sem quaisquer tibiezas essa crueldade, irresponsabilidade cívica e falta de ética, que vitima animais e dá má imagem à Santa Maria e às suas gentes. 

“A grandeza de um terra e o grau de civilidade do seu povo, podem ser julgados pela forma como tratam os seusd animais” (Mahatma Gandhi) 

Um animal é uma “vida”, não é um objeto descartável, e ninguém é obrigado a ser dententor dessa vida. Ao tomar essa decisão, o cidadão tem que ter consciência que passa a ser obrigado a cumprir  o que a lei e os deveres de ética exigem: colocação do chip de identificação, registo na junta de freguesia, vacinações, tratamentos nas doenças, condições de bem-estar (alimentação e espaço para movimentos), evitar a sua saída para espaços privados e públicos, sem o seu companhamento, e assumir os seus cuidados durante todo o seu tempo natural de vida. 

Outra mensagem a entranhar nesta Campanha é que o CAMAC (Centro de Acolhimento Municipal de Animais de Companhia), não é um lugar de “descarte de animais”, que existe para se substituir às exigências legais e deveres cívicos cos cidadãos, mas tão só um serviço público com a função de dar resposta àqueles que, comprovadamente, não os puderam cumprir, por contigências gravosas da vida (desemprego, morte do detentor e outras situações anómalas impeditivas de força maior), assim como a situações de compulsividade, por maus-tratos e incumprimentos legislativos, após respetivas punições, pelas autoridades. 

Não fique indiferente e adira a esta importante Campanha “Tolerância zero ao abandono de Animais em Santa Maria”, divulgando-a e denunciando situações ao SEPNA da GNR (Tm 961196054), ou contatando-nos (cadep.cn@gmail.com), que faremos a ponte com as autoridades.
O seu anonimato será garantido, se assim o desejar. 

Exerça o seu dever de cidadania. Silenciar é ser conivente com os prevaricadores e dar-lhes força para continuarem. 

“O mundo é um lugar perigoso paraa vida dos seres humanos e não humanos, não só por causa dos que fazem o mal, mas, pesadamente, por aqueles obervam e deixam o mal acontecer.” (Albert Einstein) 

José Melo
CADEP-CN e Amigos dos Açores Sta Maria
------------------------
Parceiros: 

*CADEP-CN     *GBEA-AMIGOS DOS AÇORES   *CMVP/CAMAC   *SEPNA da GNR 

Apoios na divulgação: 

*Rádio “Asas dos Atlântico”   *Jornal “O Baluarte”     *Santamariazores

Sem comentários: