Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


25 de março de 2013

"AICHRYSON VILLOSUN" - SÓ EM SANTA MARIA

REALIZADOR PEDRO DE CARVALHO DÁ ATENÇÃO A PLANTA QUE SÓ EXISTE EM SANTA MARIA!
--
Depois da Estrelinha-de-santa maria, (Ave do ano nos Açores-2012), que tanto pugnamos pela sua proteção, ontem, o realizador Pedro de Carvalho, aceitou o nosso convite para filmar a "Estrelinha-das barreiras", uma espécie vegetal que só existe em Sta Maria!
--
Nas fotos, o credenciado realizador Pedro de Carvalho, filma a planta "Aichryson villosum" (Ait.) - antigamente conhecida por Estrelinha-das-barreiras, que é endémica da Macaronésia, mas nos Açores, só existe na ilha de Santa Maria. Este foi um dos vários focos de interesse do património natural mariense que, ontem, lhe indicamos, no decorrer do PIA "Percurso de Interpretação Ambiental"- Sto Espírito-Maia, realizado com 53 pedestrianistas. Foi um privilégio ter a companhia e o vivo interesse de tão credenciado realizador de documentários do património natural e da sua simpática equipa (Lurdes de Carvalho e Eduardo Rêgo).
-
Bem hajam e um abraço agradecido de todo o grupo, que teve o privilégio de com eles conviver, e naturalmente, da organização da caminhada interpretativa (CADEP-CN, Amigos dos Açores e NPA-Gonçalo Velho).
-
Depois do excelente documentário "À descoberta de Sta Maria", estas imagens, certamente, farão parte de um futuro trabalho sobre o património natural de Sta Maria. Cá os esperamos para mais descobertas do património cultural e natural da "Ilha primeira" dos Açores.
-
CONHECENDO O AICHRYON VILOSUN
-
Nome da espécie: Aichryson villosum (Aiton) Webb & Berthel.
-
Aichryson é um género botânico pertencente à família Crassulaceae. Tata-se de uma planta suculenta nativa de regiões subtropicais, como os arquipélados das Canárias e Madeira, só sendo registada nos Açores, na ilha de Sta Maria, com habitat preferencial em barreiras,  paredes ou taludes húmidos, com ambiente sombrio ou de exposição solar pouco intensa.
-
A sua floração ocorre de forma mais concentrada, entre abril e junho, podendo ser observada na descida da encosta da Maia, nos muros de S.Lourenço, nas barreiras e  taludes das decidas dos Picos, das Lagoínhas e do Salto, entre outros lugares da ilha.
-
Reino: Plantas
Divisão: Spermatophyta
Subdivisão: Magnoliophytina
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Saxifragales
Família: Crassulaceae
Género: Aichryson
-
Consultar:
http://www.azoresbioportal.angra.uac.pt/listagens.php?lang=pt&start=1&end=40&sstr=4&id=F00257

Sem comentários: