Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


23 de maio de 2013

AÇORES DE NOVO O MELHOR “DESTINO TURÍSTICO VERDE” DA EUROPA


CONHEÇA OS “FUNDAMENTOS” DO DESTAQUE

Os Açores voltaram a ser premiados com o título de “Melhor destino turístico «verde» global da Europa”, uma distinção atribuída pela European Coastal and Marine Union (EUCC), organização que tem por objectivo promover a protecção das zonas costeiras.
Segundo a EUCC, que avalia mais de mil destinos em todo o mundo, os candidatos aos prémios foram apreciados por uma "equipa internacional a partir de mais de uma centena de indicadores que abrangem todos os aspectos da sustentabilidade: natureza, ambiente, identidade e cultura locais, turismo e negócio, comunidade anfitriã e segurança".
A nova vitória dos Açores, de acordo com a organização, passa por factores como "a política de produzir os seus produtos locais e regionais de um modo tradicional, especialmente o vinho, queijo, frutas, chá e atum". No comunicado, destaca-se o facto de "o atum dos Açores ser capturado com canas e fios de pesca tradicionais, de um modo 'amigável' para os golfinhos". "Está entre o atum enlatado mais sustentável do mercado mundial", realçam. Para mais, acrescentam, os Açores conseguiram "transformar a desvantagem económica causada pela proibição internacional da caça à baleia numa oportunidade de desenvolvimento da observação de cetáceos".
Os Açores, "que lideram o turismo 'verde' europeu desde Maio de 2012', destacam-se ainda pelos projectos de "exploração e optimização das energias renováveis, em particular vento, energia geotérmica e biomassa". Actualmente, exemplificam, "28% da energia originada provém de fontes renováveis, sendo o objectivo chegar a 75% em 2018".Os prémios QualityCoast - "o maior programa internacional e independente de certificação de destinos de turismo sustentável" - são atribuídos desde 2007 e já distinguiram 140 locais em 23 países. A cerimónia de atribuição dos prémios de 2013 decorreu na ilha de Gozo, Malta, no dia 20 de Maio, no âmbito da conferência dedicada ao Dia Europeu do Mar, realizada naquele país.
Fonte consultada: Fugas notícias

Sem comentários: