Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


27 de maio de 2013

“TRILHOS PEDESTRES PRECISAM SER MELHORADOS E VALORIZADOS”

DECLARAÇÕES DO S.R. TURISMO VEM DE ENCONTRO AO QUE DEFENDE O CADEP-CN E A.AÇORES STA MARIA

“O Governo Regional dos Açores considera que o pedestrianismo é um produto fundamental, não só para os turistas, mas também para os açorianos que gostam de passeios pedestres”, salientou João Bettencourt, revelando que, até à época alta, “todos os percursos deverão estar em condições para receber os seus visitantes”.


Depois da reunião da Comissão de Acompanhamento dos Percursos Pedestres, do dia 15 de maio, de que faz parte os Amigos dos Açores, o Diretor Regional do Turismo realçou que é necessário assegurar a qualidade da rede regional de trilhos pedestres, “quer do ponto de vista paisagístico e ambiental, quer do ponto de vista da segurança”. 


Troço "Pilar - Cré" precisa de ser melhorado
João Bettencourt, em declarações aos jornalistas, salientou que está a ser feito o ponto de situação da rede regional de trilhos pedestres, já que o inverno rigoroso provocou derrocadas em alguns trilhos, originando o seu encerramento, “o que obriga a uma alteração em alguns desses percursos”. 
-
Segundo o Diretor Regional, há um “esforço conjunto dos departamentos de Turismo e Ambiente do Governo Regional dos Açores no sentido de se fazer a respetiva manutenção e reabrir alguns desses trilhos para os turistas que visitam a Região”.


PR4: Disjunções colunares (prismáticas)
precisam ser salvaguardadas
João Bettencourt referiu ainda as conclusões da reunião da CAPPA, poderão conter o encerramento definitivo de "alguns trilhos que não reúnem as devidas condições de segurança”, seja porque foram cortados pelas obras das SCUT ou porque estão próximos de outros trilhos e deveriam ser ligados num só percurso.

 Posteriormente, confirmamos que foram 19 os trilhos encerrados, incluindo o pretenso caminho do Tagarete, apontado pela Câmara Municipal de Vila do Porto, por ser muito curto e ter a inda e a volta no mesmo traçado. O CADEP-CN e Amigos dos Açores tentarão, em parceria com Junta de Freguesia de Sta Bárbara, fazer a conexão deste troço, visando o seu alongamento e saída no lado contrário (Lagoinhas).
PR5:Forno de Cal precisa de recuperação

Pretendemos, ainda, propor para Santa Maria os novos trilhos: “Vila do Porto- Costa Sudoeste – Aeroporto” e “Pedra Rija – Fajãzinha – S.Lourenço”, já devidamente testados.

Na última visita estatutária do GRA a Sta Maria (22 de abril), o CADEP-CN e Representação dos A.Açores na ilha, apresentaram ao Senhor Secretário R. Recursos Naturais o estado dos P.Pedestres e ações/intervenções prioritárias a serem encetadas, aguardando-se agora a passagem das “palavras às ações”.

Ler reivindicações do CADEP-CN em: http://www.obaluarte.net/pagina/edicao/2/16/noticia/9464

José Melo (CADEP-CN e Amigos dos Açores Sta Maria)
Fonte consultada: GaCS/BP (15-05-2013)

Sem comentários: