Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


5 de setembro de 2013

ARTESANATO MARIENSE EM DESTAQUE NAS PORTAS DO MAR

COM EXPOSIÇÃO CENTRAL  DA ARTESÃ PAULA MELO
---
O Centro Regional de Artesanato (CRAA) selecionou uma coleção da artesã de Santa Maria Paula Melo, da Produções “NaturArte”, para Exposição Central na Loja Açores, das Portas do Mar, a qual será patenteada durante todo o mês de setembro, podendo os produtos ser adquiridos.  

Com a criação da NaturArte - Artesanatos e Pinturas, trouxe para Santa Maria o pioneirismo da utilização e reutilização criativa de objetos encontrados na Natureza (pedras, madeiras, conchas, cabaças, pinhas, folhas secas...), transformando-os, compondo-os e pintando-os, fazendo expressar a ilha  através dos produtos finais. Outra das suas dedicações artísticas é a pintura do património cultural e natural mariense em tela.
 
É nesse contexto que pode apreciar a Exposição da artesã nas Portas do Mar, conforme notícia do CRAA, apresentada na imagem abaixo.
 

Paula Melo, Licenciada em Direito, Bacharel em Teologia e com formação e exercício profissional na área da Estética, derivado do seu espírito de irrequietude e fazendo valer a veia criativa e artística herdada de família, investe os seus tempos livres, maioritariamente, nas actividades do artesanato e pintura.
 

De ascendência árabe e brasileira, é natural de Minas Gerais, detendo desde 2005 a dupla nacionalidade brasileira e portuguesa, condiderando-se já uma "cagarra", pela opção de fixar residência em Sta Maria, desde 2002, e ligação afetiva e cultural que já tem com a ilha. 

Para além de várias mostras no Brasil, já expôs nas cidades norte americanas de Fall River, East Providence, New Bedford e Nova Inglaterra, tendo participado localmente nas Feiras de Artesanato das Festas de “15 de Agosto”- Sta Maria,  nas mostras do Dia Mundial do Turismo e patenteia, duradouramente, produtos na “Loja Açores” , em S.Miguel, no Parque Natural de Ilha de Santa Maria e nos hotéis da mesma ilha. 
 

Com suas palavras expressa ela própria a sua enorme paixão, pelas artes plásticas: 

"Sou o que sou pela Graça de Deus" - Sempre fui apaixonada por pintura e artes manuais, sendo essa uma herança de família, nomeadamente da parte da minha tia Cordélia Garnett que foi uma pintora com destaque no Brasil. Aqui em Santa Maria, nos Açores, também pude expressar e desenvolver meus dons como artesã e artista plástica, associando, com muita honra e orgulho, os meus trabalhos ao “rosto patrimonial” da linda ilha onde vivo. 

Criar novas coisas a partir do artesanato e da pintura me permite explorar a criatividade que trago em mim, um forte traço pessoal e cultural que possuo. 

Não é esta a minha profissão de base, mas sem estas atividades não seria uma pessoa completa, constituindo as artes plásticas (artesanato e pinturas) o meu hobbie, quase “terapêutico”, felizmente também conotado com uma vertente sócio-económica e promocional de Santa Maria.” 

Paula Melo, que trabalha com a marca “NaturArte” (Artesanatos e Pinturas), é uma artesã registada com a Carta de Unidade Produtiva numero 220316, expedida pela Secretaria Regional da Economia / Centro Regional de Apoio ao Artesanato. 

Releva a artesã que o artesanato, na sua vertente mais “vernácula”, para além de expressão artística, e fonte de angariação de algumas receitas, é um meio importante de promoção local e regional, devendo ser apoiado e acarinhado pelas entidades por oferecer esse préstimo público de interesse coletivo. Como tal, considera muito importante a facultação de formações, a criação de um Centro de Artesanato em Santa Maria e a revitalização de uma Oficina de Olaria Tradicional, por ter sido esta atividade uma referência emblemática e histórica do artesanato mariense. 

Para conhecer mais alguns dos trabalhos da artesã, consulte o blogue e site da NaturArte (Artesanatos e Pinturas) em: 
 




 

Sem comentários: