Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


5 de setembro de 2013

OS “COUCELOS” E SUAS PROPRIEDADES COMO PLANTA MEDICINAL

EXISTEM DOIS TIPOS DE COUCELOS  O UMBILICUS
RUPESTRIS  E O UMBLILICUS HORIZONTALIS-
-
Umbilicus rupestris (Foto:José Melo

Na bibliografia que conhecemos acerca das plantas usadas na medicina popular, apenas encontramos referência aos coucelos no livro “Medicina Popular Micaelense”, de Cândido Abranches. Segundo o autor a planta era “aplicada sobre feridas para lhe tirar a inflamação”.  -
-
Apuramos que o chá das sementes era usado, na Ribeira Chã e nos Ginetes, para combater a diarreia, e, em Ponta Delgada, as folhas eram em saladas e sopa, sendo também ministradas a diabéticos. 
 Há poucos dias, o senhor Paulo José Cabral, do Pico da Pedra, a propósito desta planta escreveu numa conhecida rede social:
 

“Quando era miúdo e andava descalço, estavam sempre a acontecer as célebres topadas, (pancada com os dedos dos pés em pedras ou elevação de terreno, que provocavam queda de unhas e levantamento da pele da ponta dos dedos magoados). O tratamento habitual era desinfetar o mais possível com água oxigenada e fazer uma massa de coucelos que se colocava sobre a ferida para ajudar a cicatrizar. Repetia-se o tratamento todos os dias até começar a aparecer a pele nova.” 
-
A título de curiosidade, apresentamos a seguir alguns dos nomes vulgares por que são conhecidos os coucelos em várias regiões de Portugal: sombreirinhos-dos-telhados e orelha-de-monge, nas Beiras; bifes, em Mafra, chapéus-dos-telhados e fonógrafo, no Porto e inhame-de-lagartixa, na ilha da Madeira. 
 Família- Crassulaceae
 Nome científico- Umbilicus rupestris e Umbilicus horizontalis
 Outras designações- Conchelos 
Umbilicus horizontalis (Foto:José Melo
 Identificação- Planta vivaz, com uma altura que varia entre os 20 e os 50 cm, com folhas carnudas, redondas, deprimidas no centro, assemelhando-se a um umbigo. As flores são brancas ou avermelhadas em espiga longa.
Utilização- De acordo com os autores do livro “Segredos e virtudes das plantas medicinais”, editado pelas Seleções do Reader’s Digest, esta planta apresenta propriedades emolientes, resolutivas, detersivas e diuréticas.
  
 Ainda segundo os mesmos autores, no século XIX, os coucelos foram eficazes no tratamento de alguns casos de epilepsia rebelde, sendo atualmente indicados apenas para uso externo de feridas.

 Yolanda Corsépius, por seu turno, diz-nos que as folhas dos coucelos esmagadas são usadas para combater os calos e as calosidades.

Os coucelos podem ser encontrados em todas as ilhas dos Açores, sendo muito vulgares nas paredes velhas e muros e telhados, é também frequente nas cascalheiras, encontrando-se geralmente abaixo dos 500 m de altitude. 
 
  Texto: Teófilo de Braga,
  Complementos informativos: José Melo
  Fotos: José Melo (CADEP-CN)

Sem comentários: