Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


28 de setembro de 2013

TURISMO RURAL NOS AÇORES COM CRESCENDO DE PROCURA NESTE VERÃO

Mais uma razão de peso, para o avanço do “Plano de salvaguarda da Casa Rural mariense”, que defendemos há anos, para lém do valor intrínseco da conservação do nosso valioso património identitário.
--

O turismo rural, que está muito assente nas casas típicas das ilhas e quintas tradicionais, teve um verão que superou as expetativas, com uma escelente procura do chamado “turista de qualidade”, que vem ao encontro do que é original, único e diferente.
 
  A Associação de Turismo em Espaço Rural “Casas Açorianas” está satisfeita com a operação do Verão deste ano, o qual considera de “positivo”, afirmou o seu presidente Gilberto Vieira. 
 "Este ano, estamos a ser surpreendidos pela positiva, uma vez que se avizinhava um ano difícil e as perspetivas para 2012 e 2013 eram das piores. As taxas de não foram inferiores a 2012, apesar de ainda faltarem mais alguns meses para o final do ano e termos de contar com a sazonalidade”, disse o responsável pelas “Casas Açorianas”.  
A procura pelo alojamento em espaço rural vem maioritariamente de turistas europeus que buscam qualidade e contato com anatureza, especialmente do mercado alemão, o que, de acordo com Gilberto Vieira, contribuiu para que, nalgumas ilhas “existiu falta de disponibilidade de camas” em várias unidades que são associadas da  Associação de Turismo em Espaço Rural “Casas Açorianas”.
 
O mercado alemão é aquele que revela maior apetência pelos Açores, na procura das nossas diferenças, registando crescimentos de ano para ano, o que, explica Gilberto Vieira,  “é muito importante para os Açores, uma vez que a Alemanha é o único país da Europa onde a situação económica e financeira está mais estável”.
 
Realçando a dificuldade da sazonalidade do turismo açoriano como o “maior problema” do sector nos Açores, a qual conjugada com a “quebra do mercado português” tem contribuído para significativas descidas na ocupação das unidades de alojamento açorianas, Gilberto Vieira destaca a importância do turismo estrangeiro, uma vez que são estes que, na estação baixa, têm ocupado o espaço que era ocupado pelo mercado nacional que, "pela sua proximidade, atenuava bastante a sazonalidade". 
 A Associação de Turismo em Espaço Rural “Casas Açorianas” conta atualmente com 61 associados, num total de 700 camas espalhadas pelas várias ilhas do arquipélago, incluindo a nossa ilha de Sta Maria, com a “Casa do Norte”, apresentada nas fotos.

Fonte consultada: OTA (04-09-2013)

Sem comentários: