Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


31 de outubro de 2013

LOSNA (ARTEMISEA ABSINTHIUM)


PROPRIEDADES MEDICINAIS 

 A losna, cujo nome traduzido do grego significa “privado de doçura”, é uma planta muito usada, desde a antiguidade, em virtude das suas propriedades medicinais.  

O eng. Silvano Pereira, num artigo intitulado “Plantas empregadas na medicina popular nas ilhas dos Açores”, publicado em 1953, refere-se ao fato da planta ser cultivada, mas bastante rara, e de possuir propriedades estimulantes e aperitivas. 

  O médico Oliveira Feijão, na sua obra Medicina pelas Plantas, menciona o uso das suas folhas e sumidades floridas como “tónicas, aperitivas, estimulantes, digestivas, febrífugas, diuréticas e emenagogas. 

Nos Açores, o uso popular direcionava-se essencialmente para combater as dores de estômago e dos intestinos. 

 O seu uso não pode ser prolongado, pois a losna possui um óleo que, usado em doses elevadas, provoca graves intoxicações. 

IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO 

Nome popular mais comum: Losna 
Foto T.Braga



Outras designações- Absinto, losna-maior 

  Nome científico- Artemisia absinthium L. 

Família- Asteraceae 

 A losna é uma planta vivaz, que pode viver aproximadamente 10 anos, apresentando um caule verde- prateado e ereto. As suas folhas são cinzento- esverdeadas na página superior e brancas na inferior e as suas flores são amarelas. 

Texto: Teófilo de Braga com adaptações de José Melo

Sem comentários: