Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


21 de outubro de 2013

O DIA DO ANIMAL, S.FRANCISCO E O NOVO PAPA

UMA LOUVÁVEL RELAÇÃO DE COERÊNCIA
-
 O Dia do Animal, ocorre todos os anos na data 4 de outubro.

S.Francisco-"Patrono dos animais"
A data foi escolhida em 1931 durante uma convenção de ecologistas em Florença. A escolha teve em conta o fato do dia 4 de Outubro ser o dia de São Francisco de Assis, o “Santo Padroeiro dos Animais”. 

A escolha deste dia está relacionada com a data da morte de São Francisco de Assis, 4 de Outubro de 1226, que em sua vida amou e protegeu os animais, tendo chegado a comprar aves engaioladas apenas com o objectivo de as soltar e as ver de novo em liberdade. 

 O Dia Mundial do Animal é celebrado em várias países, através de várias eventos e iniciativas, tendo como  principal objectivo sensibilizar a população para a necessidade de proteger os animais de todas as espécies e defender os seus direitos. Neste dia releva-se a importância dos animais na vida das pessoas, na natureza e no Planeta, ou seja celebrar a vida animal em todas as suas vertentes, vincando-se o dever de ética humana na sua proteção. 
-
Neste dia, comemoramos não só os animais, mas também o “Veterinário”, como profissional que cuida e trata dos animais, assim como  todos(as) aqueles(as) cidadãos e cidadãs que, com nobreza , responsabilidade e ética humana, os ajudam e protegem, à custa de muito sacrifício pessoal, sofrendo ainda, algumas vezes, de forma incompreensível e ignóbil,  algumas  provocações e até perseguições, tal como aconteceu, há séculos atrás, com Francisco de Assis. 

Ficou conhecido como “O protetor dos Animais” e, em 1979, foi proclamado pelo Papa João Paulo II como o "Santo Patrono dos Ecologistas".

Amava os animais, as plantas e toda a natureza. Poeta, cantava o Sol, a Lua e as Estrelas. Sua alegria, sua simplicidade, sua ternura lhe granjearam estima e simpatia, pois secundarizou as pompas e os luxos, que teve ao seu alcance, para previligiar e se colocar ao serviço dos seres humanos e não humanos mais carenciados e necessitados de atenção, sendo esse grande exemplo de postura que a Igreja Católica precisa seguir nos nossos dias, havendo para tal alguma esperança na figura do novo Papa Francisco, “seguidor” de Francisco de Assis. 

PAPA FRANCISCO ATIVISTA PELOS DIREITOS DOS ANIMAIS
-
Papa Francisco na cerimónia de adesão à F.I.D.A.
No passado dia 25 de setembro o Papa Francisco tornou-se um ativista dos direitos dos animais, recebendo, numa cerimónia oficial, uma placa de sócio honorário da poderosa e influente  Feder F.I.D.A. (Federação Italiana dos Direitos dos Animais). 

Para além da adesão a membro da F.I.D.A. a Presidente desta associação, Loredana Proni, anunciou também a concordância do Papa com a proposta da criação de uma Jornada dedicada aos Direitos dos Animais, tendo já dado conselhos sobre ações para projeto. 
-
Diploma do Papa como sócio honorário da F.I.D.A.
 Para todos os cristãos, a decisão de Bergoglio, escolher o nome de “Francisco” não foi um mero acaso. São Francisco é conhecido como o exemplo mundial de simplicidade, mas igualmente pelo do amor e proteção dos animais,  sendo também que, em coerência,  o Papa atual, como “seu seguidor”, já se tem destacado pela simpatia  sobre o mundo animal, vincando-a agora na adesão  a este importante movimento ilatliano de ativistas pelos direitos dos animais. 

Sem dúvida que respeitar e lutar pelo bem-estar dos animais é um dever de obrigação  cristã, na essência do preceituado bíblico,  e um valor/dever universal generalizado da ética humana, independentemente de qualquer credo ou religião. 
-
O Papa abençoa o cão de um invisual
Reitero que “a compaixão pelos animais é das mais nobres virtudes da natureza humana, sendo nosso dever ético respeitá-los e agir pelo seu bem-estar, na consideração de que são seres sencientes que sofrem e sentem como gente, e não se podem defender por sí próprios.” 
-
Expressou, ainda, Loredana Proni, que a adesão a sócio e aceitação da proposta, pelo Papa Francisco, “foi para nós uma grande honra e alegria, mas também a oportunidade de trazer o tema da proteção dos animais para a Igreja”. 

Fico também na esperança de que, esta postura assumida do Papa, de ativismo, na defesa dos animais, à semelhança do seu referencial “Francisco de Assis”, irradie exemplo junto das igrejas, de católicos e cristãos em geral, em todo o mundo, provocando as mudanças atitudinais necessárias, no respeito pela vida de todos os seres, conforme preceitua a Bíblia.
-
Por exemplo, está na hora de algumas igrejas dos Açores, passarem a ser “justas”,  coerentes e obedientes, tendo em conta estes referenciais do Papa Francisco e os ditames bíblicos,  renegando a realização de touradas associadas a festas paroquiais, pelo mau-estar e sofrimento que cria aos animais, e contradição bíblica, conforme Provebios 12:10 :“Os justos importam-se com o bem-estar dos seus animais” e “Todos os animais pertencem a Deus” (Salmo 24:1), entre outras passagens que mostram o cuidado de Deus com os animais. 

Outra situação vergonhosa e anti-cristã que não poderá repetir-ser, foi a cruel matança de cães que pernoitavam junto do Santuário de Fátima e que foram mandados abater pelas chefias, sob a desculpa de que “os animais famintos incomodavam os turistas”. Isto não é cristianismo, mas sim fingimento hipócrita, privilegiado-se o “negócio” em detrimento do respeito pela vida!

O que dizer destas vis e repudiantes ações versus as palavras de João Paulo II: “Os animais possuem uma alma e os homens devem amar e sentirem-se solidários com nossos irmãos menores”. Ele chegou a dizer que “todos os animais são fruto da ação criativa do Espírito Santo e merecem respeito” e que eles estão “tão próximos de Deus como estão os homens”. 

* José Andrade Melo 


   CADEP-CN e Amigos dos Açores Sta Maria

Sem comentários: