Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


12 de outubro de 2013

RETOMA DA CAMPANHA: “TOLERÂNCIA ZERO AO ABANDONO DE ANIMAIS EM SANTA MARIA”

“PARA QUEM NÃO QUER APRENDER, VAI TER QUE DOER!” 
.
Dando corpo à ideia do CADEP-CN e Amigos dos Açores, e numa parceria de esforços e ações conjuntas da parte do Município e CAMAC de Vila do Porto,  do SEPNA da GNR, e da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através do Serviço de Desenvolvimento Agrário de Sta Maria, fazemos a retoma da Campanha “Tolerância zero ao abandono de animais em Santa Maria”,  contando-se também com as ações necessárias das juntas de freguesia e, fundamentalmente, com a atitude cívica dos cidadãos, em termos de ética e responsabilidade para com os animais,  observando-se a exigência do cumprimento da lei, enquanto detentores, com exigência de obrigatoriedade.  

Nesta Campanha, deve tomar-se em conta os 10 pontos apresentado abaixo, mas, na sua essência, não serão mais tolerados pelas autoridades: abandonos e maus-tratos, a falta da identificação  eletrónica(chip), a vacina contra a raiva e registo dos animais na junta de freguesia (Sistema SICAFE), conforme obriga a lei. 
-
1- O abandono e maus-tratos de animais que, ainda, acontecem em Sta Maria e nos Açores são atos cruéis e degradantes que envergonham a espécie humana, devendo ser firmemente combatidos sem complacências, aplicando-se as coimas correspondentes a esses ilícitos que vão de 500 a 3740 euros (Dec. Lei-260-2012, de12 dezembro); 
.
2- O CADEP-CN e Amigos dos Açores são adeptos da sensibilização e da pedagogia, e isso já fazemos há alguns anos, em parceria com a CMVP e do SEPNA da GNR  junto das escolas e dirigidas à população através da comunicação social e das redes sociais, mas não se dispensa a concomitância da vertente fiscalizadora e coersiva mais intensa.  

3- Não obstante a priomezia dada esse trabalho educativo e de infomação regular e persistente, assim como campanhas e feiras de adoção, o CAMAC (Centro de Acolhimento Municipal de Animais de Companhia) continua sempre com muitos animais abandonados e resultantes de entregas que não se justificam, tendo chegado à altura da TOLERÂNCIA ZERO, quanto aos incumprimentos da lei e dos deveres dos cidadãos. 

4- NINGUÉM É OBRIGADO A TER UM ANIMAL, MAS AO TOMAR ESSA DECISÃO, O CIDADÃO DEVE ASSUMI-LO PARA TODA A SUA LONGEVIDADE NATURAL DE VIDA, E CUMPRIR O QUE A LEI EXIGE AOS DETENTORES. 

5- Os abandonos trazem graves consequências, como o sofrimento atroz dos próprios animais, vitimados por essa irresponsabilidade, a má imagem que dá à ilha e ao seu povo, e os graves perigos que poderão advir para a saúde pública e segurança de pessoas e de de outros animais, como infelizmente aconteceu, há tempos atrás, com alguns ovinos, que situação que todos os parceiros desta campanha querem debelar. 

6- Infeliz e erradamente, quando acontece algum mal com animais errantes, o ÓDIOS e as HOSTILIZAÇÕES recaem sobre os animais abandonados, que não são mais do que vitinas da incúria e irresponsabilidade de gente sem escrúpulos, que os lançou na rua à sua sorte, devendo ser sobre esses cidadãos incumpridores e irresponsáveis que devem cair AS CULPAS, A CRÍTICA SOCIAL E AS PUNIÇÕES. 

7- É também para corrigir essa inversão de atitudes, que fazemos esta campanha, assumindo os parceiros (CADEP-CN, SEPNA da GNR, CMVP e SDASMA),   que vão estar de de OLHO ATENTO, sem mais tolerâncias, no cumprimento da Lei. 

8- “PARA QUEM NÃO QUER APRENDER, VAI TER QUE DOER!” 

9 - Apelamos aos marienses em geral que também estejam atentos e denunciem, situações de abandonos e maus-tratos ao SEPNA da GNR (Tm 961196054), ou então contatem-nos, através do e-mail: cadep.cn@gmail.com,  que feremos a ponte com as autoridades.

 O vosso anonimato será garantido se assim o desejarem.

 “Ficar indiferente é ser-se conivente”! 

10 – A bem dos animais e da boa imagem da nossa ilha e dos marienses, devemos ter em conta que: “A grandeza de uma terra e o grau de civilidade do seu povo podem ser avaliados pela forma como cuidam e se relacionam com os seus animais” (M.Gandhi) 

José Melo
CADEP-CN e Amigos dos Açores Sta Maria

Sem comentários: