Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


13 de outubro de 2013

2ª ÉPOCA DO PROJETO: “PEDESTRIANISMO E AMBIENTE DE MÃOS DADAS”

CONVITE AOS MARIENSES E VISITANTES DE STA MARIA
-
 PARTICIPE NO PERCURSO PEDESTRE
“PEDRA RIJA-SANTA BÁRBARA-FAJÃZINHA-S.LOURENÇO”
-
Clic no cartaz para ampliar e ler informações.
O NPA do Gonçalo Velho (Núcleo de Pedestrianismo e Ambiente do G.Velho), o CADEP-CN e Amigos dos Açores, convidam os marienses e visitantes de Sta Maria a participarem no novo Percurso Pedestre “Pedra Rija-Sta Bárbara – S.Lourenço”, que dará o arranque da 2ª Época do Projeto:  “Pedestrianismo e Ambiente de Mãos Dadas”. 

Os Centros de interesse do PP são os seguintes: “Rota de oito fontanários”, a casa rural mariense, a visualização do vale da freguesia de vários pontos a partir das suas cumeeiras, aspetos da flora, fauna e geomorfologia, terminando com a descida do trilho da Fajãzinha até à retumbante baía de S.Lourenço, fazendo-se um historial deste histórico trilho (primeiro acesso à baía), que foi recentemente intervencionado, em termos de limpeza e segurança, pela Junta de Freguesia de Santa Bárbara. (Ler mais informações no cartaz)-
Este novo itinerário, concebido pelo CADEP-CN e testado pela 1ª vez, o ano passado, caracteriza-se por ser do tipo “linear”, de grau dificuldade médio, com perfil altimétrico variado (planuras, ondulações ligeiras e alguns declives), extensão aproximada de 9,5Km e duração média de 3h 30 m a 4h  de percurso. 


O projeto “PEDESTRIANISMO E AMBIENTE DE MÃOS DADAS”, com a vertente democrática de “Pedestrianismo e Ambiente para Toda a Gente”, tem como slogans: “Conhecer para Amar e Valorizar para Proteger”. 

O projeto apresenta os seguintes objetivos de caris desportivo, ambiental, social e cívico: 

É um desafio aos marienses para “deixarem o sofá” e o facebook aos domingos de manhã e darem movimento ao seu corpo, promovendo a saúde muscular e cardíaca, através de um desporto não competitivo e democrático (Pedestrianismo), e a conviverem presencialmente, fazendo também novas amizades, através de caminhadas descontraidas, abrangendo todas as idades, nas quais os ritmos das pessoas serão respeitados. 

Também é uma oportunidade para residentes e visitantes, conhecerem as riquezas e belezas de Sta Maria mais “por dentro”, pois todos os  percursos pedestres serão guiados, havendo explicações simples e interpretativas sobre as particularidades faunísticas, florísticas e do património edificado constante dos itinerários, o que será uma oportunidade de ligar o desporto/lazer à fruição/conhecimento do património cultural e natural da ilha. 

Para além das vertentes da fruição do património, convívio e promoção da saúde, através da prática pedestrianista, o desiderato da educação e ativismo ambiental, será sempre muito vincado, sendo os participantes chamados a registarem situações atentatórias do ambiente, em termos de ordenamento de território, património em ruinas, construções dissonantes, depósitos de lixo, entre outras, e a fazerem a sua denúncia à entidades competentes e nas redes sociais. Igualmente os pedestrianistas serão convidados à proatividade na melhoria do ambiente,  fazendo recolha de RSU´s, que encontrem nos itinerários.

Nesta 2ª Época do Projeto, vai ser promovido um percurso pedestre mensal, percorrendo-se os 5 PRs já homologados, os três que foram concebidos no ano anterior (“Pedra Rija -S.Lourenço”, “Vila do Porto-Ribeira Seca-Aeroporto”, “Centro de Sto Espírito-Barreiro da piedade”) e mais dois que temos em mente para  descoberta e exploração ( Sta Bárbara-Tagarete-Lagoínhas” e “Aeroporto-Cabrestantes-Anjos”. 

Informamos que o PEDESTRIANISMO é uma modalidade desportiva, não competitiva, ligada à Federação Portuguesa de Montanhismo e Campismo, tendo associada à sua prática, de forma muito intrincada, a promoção da saúde, o lazer, o são convívio e o turismo, assim como a fruição, valorização e a conservação da natureza e do património, daí a parceria entre o G.D.Gonçalo Velho, o CADEP-CN e A.Açores Sta Maria, assentarem como uma luva, na congregação de objetivos desportivos e ambientais. 

Tal como na época anterior, este percurso de Educação/Interpretação ambiental da 2ª Época e os seguintes, serão  inseridos na Campanha Bandeira Azul da Europa para as zonas balneares de Sta Maria. 

Recorde-se também que o CADEP-CN é um parceiro oficial do PNI-SMA e estas atividades servirão para o fruir, valorizar e promover, fazendo-se valer essa parceria. 

* José Melo
   Coordenador do CADEP-CN e do NPA do G.Velho
 - 
 
 
 

Sem comentários: