Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


12 de novembro de 2013

ESCAVAÇÃO ARQUEOLÓGICA DE FORNO DE LOIÇA E TELHA EM SANTA MARIA

Cinco investigadores portugueses vão realizaram, no Verão passado, a primeira escavação de um forno de olaria nos Açores, em Vila do Porto, Santa Maria, considerada a "ilha mãe do barro".  
Os trabalhos  decorreram na rua dos Oleiros, num forno presumivelmente datado dos “finais do século XVII, princípios do século XVIII”.  
Segundo Élvio Sousa, arqueólogo da Câmara Municipal de Machico, “vamos escavar um forno de olaria que está semienterrado que encontrámos mesmo no centro de Vila do Porto. Está lá o forno ainda com os objetos dentro” Élvio Sousa adiantou que atualmente desconhece-se a forma dos objetos que se usavam há 200 anos, esperançado que a “escavação coloque a nu mais conhecimento sobre a vida quotidiana das populações insulares e, sobretudo, da população da ilha” que teve “um significado importante para a economia açoriana”.  
-
A campanha sucedeu a outras, encetadas em 2008 em Santa Maria, que desembocou na dissertação de doutoramento do arqueólogo: “Ilhas de Arqueologia. O quotidiano e a civilização material na Madeira e nos Açores (séculos XV-XVIII)”, em 2011. “Agora trata-se de uma parceria com a Câmara Municipal de Vila do Porto com o apoio Universidade Nova de Lisboa”, adiantou Élvio Sousa, investigador do Centro de História de Além-Mar daquela instituição.  
Nas campanhas anteriores, que não incluíram a escavação de um forno, foram encontrados objetos “significativos da olaria local, exemplificando como “talhões, alguidares, pratos ou púcaros”. “Hoje em dia restam alguns fornos e algumas possíveis localizações de uma atividade que deverá ter desaparecido na década de 60 do século passado”, declarou, salientando a importância deste trabalho para registar para a posteridade esta indústria: “A própria câmara mandava executar obras municipais com a taxa de extração do barro, era uma fonte de receita municipal”. 
 O arqueólogo salientou que “Santa Maria tem uma importância para a história do arquipélago dos Açores porque é a ilha geologicamente mais remota, foi a primeira ilha a ser povoada e é conhecida pela ilha mãe do barro, porque dispunha de matéria-prima argilosa para abastecimento de argila para todo o arquipélago, inclusivamente para a Madeira”.  
Segundo Élvio Sousa, o trabalho assume maior importância porque, no seu entender, Vila do Porto é “a vila mais emblemática dos Descobrimentos no país”. “A arquitetura civil do século XVI na Madeira já desapareceu. Em Vila do Porto, temos ainda a arquitetura tardo-gótico, temos as casas tal como eram no século XVI”, observou, referindo que “a povoação ainda se desenvolve conforme a descreveu Gaspar Frutuoso, cronista da época dos Descobrimentos”.  
 
Fontes consultadas: Lusa e Baluarte

Sem comentários: