Bem vindo(a) ao NaturMariense

Convidamo-lo(a) a ler, participar e juntar-se às causas defendidas pelo CADEP-CN e pelos Amigos dos Açores, em Santa Maria.

Escreva, dê ideias e denuncie situações: cadep.cn@gmail.com ou santamaria@amigosdosacores.pt


1 de dezembro de 2013

TRADIÇÃO DO NATAL COM CENTRALIDADE EM JESUS

No meu tempo de infância, sem dúvida que em torno do Presépio inspira-se o cheiro do Natal e “o verdadeiro espírito natalício”. Naquela altura, no Presépio pontificavam os pratos com trigo, a que minha avó Angelina chamava de “relvões”, imitando pastos verdes, musgo, rochas, água, miniaturas de pessoas e animais em barro, dando vida ao ambiente físico recriado, até às imagens na gruta (Menino , Maria, José, vaca, burro, cordeirinhos, Reis Magos...Tempo de muito artesanato, criatividade e imaginação, mas sempre à volta de uma matriz tradicional centrada em Jesus Cristo. Para alumiar e aquecer os gostos: as velas, as candeias, o milho e as favas torradas,  licores tradicionais divinais de tangerina, amora... e o vinho abafado, com o doce acompanhamento dos  figos passados, dos nossos biscoitos de orelha e de aguardente, júlias, cavacas... e já algumas das iguarias mais recentes.
Naquele tempo, com mais ou menos comida e prendas, o Natal sempre foi tempo de dar centralidade a Jesus, de união familiar e de se aquietar a maldade e de exercitar a bondade...Deve continuar a ser assim, pela força da mensagem que Jesus veio trazer, da tradição mais pura e, numa dimensão menos genuína, mas real, do comércio, ou seja, da luta incessante entre o “ser, o estar” e o “ter”...
Não deixemos que o Natal deixe ser dominado pelos pais natais de apelo aos valores terrenos e levianos do consumismo,  secundarizando o Aniversariante Jesus e os “valores da salvação” que nos trouxe.

Sem comentários: